Estudantes encerram participação nos Jogos Paralímpicos com 4 medalhas

Leitura obrigatória

São Paulo foi o estado campeão das Paralimpíadas Escolares 2015, considerado o maior evento paradesportivo do mundo, que terminou na última sexta-feira, dia 27, em Natal (RN), e contou com a participação de mais de 700 atletas de 24 estados, do Distrito Federal e do Reino Unido.

E entre os atletas que representaram a delegação paulista, estão os três estudantes da Escola Estadual Narciso Pieroni, que colaboraram com a vitória do estado, conquistando quatro medalhas. Vinícius Camargo e seu guia João Cenciani, conquistaram duas medalhas de ouro: nos 100 metros rasos (categoria T11) e no salto em distância (categoria F11), e mais uma de prata, nos 400 metros rasos (categoria T11); e a aluna Maria Elisa Miquelini trouxe uma medalha de bronze no tênis de mesa (categoria DF).

Os três alunos foram acompanhados e treinados pela professora Rosiane Marcolino Lemos, que se sente orgulhosa, e trouxe na bagagem um grande aprendizado: “Acredito que não somente para mim, mas também para meus alunos, foi uma experiência inacreditável, que não consigo descrever, pois é diferente de tudo que eu já vivi. Com relação à organização do evento, um ambiente profissional, no qual pude aprender bastante, pois convivi com situações que não faziam parte do meu cotidiano”, diz ela.

“Foram momentos muito emocionantes e marcantes! Estou muito feliz com o resultado que conquistamos”, afirma Maria Elisa, que também agradece à professora Rosiane, à Academia Equipe Sette, aos seus treinadores e a todos que a apoiaram.

Para o atleta Vinícius Camargo, a experiência também foi muito marcante e emocionante.  “Só a experiência de estar lá, em outro estado, conhecendo outras pessoas deficientes, gente nova, já é uma felicidade imensa! Foi tudo muito emocionante e a sensação de estar ali, pronto para correr, é indescritível, um sentimento que só se sente uma vez na vida… E, finalmente, ver onde conseguimos chegar é uma satisfação enorme, pois estar lá, entre os melhores, não é para qualquer um e significa que nenhum esforço foi em vão, que cada suor, que o cansaço, que o abrir mão de outros compromissos, valeu a pena”, relata ele. “Começamos em abril, sem saber nada e, hoje, somos medalhistas das Paralimpíadas Escolares! Só tenho a agradecer à professora Rosiane e a todos que me apoiaram: minha mãe, minha irmã, o pessoal da MI Esportes e, não posso deixar de citar, o Centro de Treinamento Correria, que nos deixou preparados, com todo o treinamento funcional, desenvolvendo nosso preparo físico e nos deixando prontos para a competição. E, é claro, agradeço à EE Narciso Pieroni, à dona Marisa, a Sirlene, enfim, a todos que acreditaram em nós, pois, sem eles, não chegaríamos onde estamos”, completa o estudante.

O guia João Cenciani elogiou a organização do evento e enfatizou os agradecimentos a todos que abraçaram a causa e colaboraram, e muito, com o ótimo desempenho que tiveram.  “Achei que foi uma experiência nova, não só para mim, mas para todos nós que estiemos lá! Foi bem legal e bem concorrido, com competidores de alto nível. Sobre a organização foi bem executada, fiz novas amizades, fui bem recebido e bem alojado. Gostaria de agradecer a equipe de técnicos do estado de São Paulo, que nos deu esta oportunidade de participar do campeonato; agradecer a minha família, a minha namorada e amigos, por apoiar e acreditar na nossa conquista. Agradeço à prefeitura que nos cedeu o espaço físico do ginásio de esportes, e, principalmente agradecer a turma inteira da Correria, à Renata, que nos apoiou e acreditou na gente, aos  seus alunos que nos ajudaram com os materiais de atletismo, à fisioterapeuta, à nutricionista, à psicóloga; à equipe gestora da escola Narciso, aos professores, alunos e funcionários e, de modo muito especial à minha professora Rosiane, pois, sem ela não seriamos nada e vice-versa”, afirma o estudante que tem seu agradecimento retribuí-do pela professora.  “Ele foi essencial para nós, pois, além de ter aceitado a responsabilidade de ser guia, pela pouca idade que tem, ele foi muito importante, e me ajudou em tudo, com os alunos, conversando, ajudou muito mesmo e, desde o início abraçou a ideia”, disse ela, completando.

“Gostaria de agradecer, também, à equipe gestora, aos professores, funcionários e alunos da escola Narciso, que abraçaram a causa e acreditaram! Ao Centro de Treinamento Correria e seus parceiros, como a Flavia, fisioterapeuta, e a Kherly, nutricionista, aos próprios alunos que receberam bem os meninos e os ajudaram com uma caixinha feita na academia; à Equipe Sette, também, que ajudou e muito, a Maria Elisa e foi uma grande parceira nesta caminhada; à prefeitura, que cedeu alguns horários da professora Renata, que ajudou muito nos treinos e, também, forneceu os espaços do Ginásio de Esportes e do Recinto; agradeço, também, a alguns amigos e amigas que, na verdade, nem conheciam os meninos e ajudaram com a compra de material e viagem; aos familiares de perto e longe, a todo mundo, a meus pais, irmã, família, em geral, que ficaram com minha filha, e me apoiaram quando já estava pensando em desistir; ao meu namorado, ao jornal, enfim, a todos que fizeram acontecer e colaboraram com este resultado!”, encerra a professora Rosiane.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias