Segundo Alberto Cardoso, representante das malharias no Comtur e um dos organizadores da Expomalhas deste ano, a feira, que já foi o primeiro e tradicional evento de malhas de Socorro, voltou a fazer parte do calendário da cidade, no feriado de Corpus Christi, depois de um jejum de 11 anos, durante os quais, por 4 anos, tivemos a substituição com o evento Socorro Expo Fair, que abrangia todos os segmentos comerciais da cidade e ênfase no turismo.
A volta da Expomalhas se deu graças à intenção da prefeitura de resgatar o evento e, principalmente, fortalecer o segmento das malharias e confecções, que é um dos pilares da economia de Socorro e que necessita de um evento ou uma feira anual, com grande divulgação, para divulgar a cidade como um polo de fabricantes.
A intenção de retomar o evento surgiu no fim de março, com apenas dois meses para toda a organização; mesmo assim, as administrações do Moda Shopping e da Feira de Malhas acreditaram e abraçaram a causa, junto com a prefeitura, com o apoio e financiamento dos lojistas.
A ideia inicial era fazer um evento menor do que foi a última Expo Fair, mas com barracas de alimentação, brinquedos, desfiles e os vários segmentos de turismo expondo seus produtos, mas o pouco tempo para a organização dificultava a vinda de barracas, já que essas necessitam de projeto e autorização dos bombeiros. Então a organização optou por retomar sim, o projeto, mas fazer neste ano uma ação de divulgação do polo das malhas direto dos fabricantes, aproveitando toda a estrutura das lojas já existentes, e planejar com o tempo necessário, um grande evento para as próximas edições.
E assim foi feito: uma grande ação de divulgação, com propagandas em várias cidades, convidando as pessoas para uma venda especial da moda inverno, onde elas comprariam as malhas, tricô e confecções, diretamente dos fabricantes.
Mesmo sem todas as barracas do projeto inicial do evento estavam previstas três entidades participando, dois núcleos de turismo expondo, apresentações musicais e culturais e a realização de desfiles; mas, infelizmente, na semana do evento, tanto as entidades, como os núcleos desistiram e os desfiles foram cancelados, com a previsão de chuvas, já que os mesmos seriam feitos no Horto Municipal. As apresentações musicais e culturais ocorreram normalmente.
O público, acostumado com os eventos anteriores, se frustrou um pouco ao não ver as barracas e o recinto envolvido, mas o público que veio pelas propagandas, não reclamou, lotou os corredores e lojas do Shopping e da Feirinha e comprou muito!
Tradicionalmente, este feriado é um dos melhores do ano para nós, mas as lojas não viam um movimento assim desde a Expo Fair, relatou o empreendedor e administrador do shopping, Alexandre Coletti, que afirmou, ainda, que o fluxo de pessoas e vendas deste ano foi muito maior que no feriado do ano passado.
Questionado se o evento de carros antigos em Águas de Lindóia e a feira de Monte Sião colaboraram para o grande volume de pessoas, ele afirmou que, sem dúvida, o evento de carros antigos contribuiu para o movimento, já que muitos passam na nossa frente e acabam parando; mas, vários lojistas contaram que recebemos muitos clientes novos, pessoas que não conheciam a cidade, o Moda de Fábrica e a Feira de Malhas, consumidores que vieram em busca das roupas de inverno e questionavam, até quando ficaríamos aqui, pois não sabiam que somos fixos.
Com relação à feira de Monte Sião, Coletti afirmou que fazer a Expomalhas na mesma data foi, sim, uma estratégia, já que é o período em que as pessoas estão propícias a comprar roupas de inverno: então, precisamos contar a essas pessoas que nós existimos e elas têm a opção de escolher em vir para Socorro ou para Monte Sião. Ele afirmou, ainda, que foram usados outros canais de divulgação, diferentes dos usados pela cidade mineira e que segundo lojistas que possuem lojas em Monte Sião, nosso movimento e vendas foram muito maiores aqui, inclusive comparando com Serra Negra que, na semana anterior ao feriado, teve duas matérias no jornal da EPTV e receberam muitos turistas, mas que estavam passeando e não comprando.
Segundo a organização da Expomalhas, passaram pelas lojas cerca de dezesseis mil pessoas e o resultado foi muito positivo nas vendas.
Para este final de semana, as ações de divulgação continuam apenas no Moda de Fábrica e estão programadas apresentações musicais e apresentação de Congada Infantil no Horto Municipal, conforme segue abaixo:
08/06 – Sábado
14h – Conjunto Carinhoso
15h30 – Congada Infantil
17h – Marcelo Benatti – Escaravelho Acoustic Beatles
09/06 – Domingo
14h – Ademir Cantor
17h – Sambolero