Falso médico dá golpe em famílias com pacientes na UTI  

Leitura obrigatória

Um falso médico usou o nome do Hospital Universitário São Francisco, de Bragança Paulista, para tentar aplicar golpes em familiares de pacientes internados no hospital. O golpista entra em contato com a família, dizendo que a pessoa hospitalizada precisa passar por exames que não são bancados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pede que a família efetue um depósito bancário. Entre estas vítimas, está uma família de Socorro.

Na manhã de terça-feira, dia 16 de junho, a mãe de uma moradora da cidade foi submetida a uma cirurgia e, em seguida, encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário São Francisco, de Bragança Paulista. Após a informação de que estava tudo bem com a paciente, ela e a irmã se tranquilizaram e vieram embora para suas casas.

Porém, durante a tarde, ela recebeu a ligação de um homem, dizendo que precisava falar com algum familiar da paciente. “Como era um número diferente, eu nem falei meu nome, perguntei com quem queria falar. Ele disse que era o dr. Marcelo, falou o nome da minha mãe e, citando o caso dela, alegou que precisava da autorização de um familiar para a realização de um procedimento e, como o plano demorava para autorizar, seria necessário fazê-lo no particular, pelo valor de R$ 1.500,00, porém, que seríamos reembolsadas” conta a vítima, que tentou conversar com a irmã para confirmar a situação, mas não conseguiu.

“Ele me ligou novamente e, no desespero, acabei pegando os dados para fazer o depósito. Não conseguia pensar em nada, pois ele dizia que era preciso fazer uma tomografia, e que a suspeita era de hemorragia”, diz ela.

A vítima fez a transferência e um tempo depois o golpista ligou novamente, alegando que não teria recebido o dinheiro. A vítima insistiu e disse que, à noite, levaria o comprovante da transação bancária.

“Consegui falar com minha irmã e ela disse que nossa mãe estava boa, mas que corria uma notícia no hospital sobre outros familiares que estão caindo neste tipo de golpe. Quanto cheguei lá, um médico estava alertando todos os pacientes, passando de leito em leito, dizendo que não é assim que o hospital age, que eles mesmos tomam as providências e depois comunicam. No fim, liguei no banco para tentar um estorno da transferência e descobri que o procedimento não foi finalizado, pois o número do CPF não conferia com o nome do correntista. Felizmente, era um golpe! E não fico feliz pelo dinheiro que não foi transferido, mas sim, pelo fato de que tenho a certeza que minha mãe está ótima! É muito complicado e difícil não ser enganado, pois na hora do nervoso a gente não pensa, ainda mais que eles passam todos os dados de forma correta, inclusive os exames pelos quais o paciente passou!”, relata a vítima.

Entramos em contato com a assessoria de imprensa da HUSF, para pegar um posicionamento da entidade, e recebemos a seguinte resposta:

Ao Jornal O Município

O Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus – HUSF, vem pela presente, esclarecer o procedimento adotado para o atendimento dos pacientes em suas dependências, conforme segue:

Os pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS que recebem atendimento no HUSF, tem todo o tratamento custeado pelos recursos advindos do próprio SUS e, em nenhuma hipótese há cobrança do paciente ou familiares.

Aqueles que são atendidos através de Planos de Saúde privados, recebem todo o cuidado e atenção necessários durante o tratamento e os custos são repassados ao respectivo Plano. Neste caso também não há qualquer cobrança do paciente.

Por fim, quando trata-se de atendimento particular, o faturamento e cobrança ocorrem somente no momento da alta, sem qualquer tipo de cobrança antecipada ou durante o tratamento.

Cumpre-nos salientar que nenhum tipo de informação sobre pacientes é repassada por telefone. Do mesmo modo, esclarecimentos sobre diagnóstico ou tratamentos apenas são realizados pessoalmente.

Atenciosamente.

Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus
André Aparecido de Oliveira
Departamento Jurídico

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias