Fam Foods: do mercado direto para mesa do consumidor

Leitura obrigatória

Para muitas pessoas, ir ao supermercado ou quitanda e selecionar os melhores legumes da bancada, acaba sendo muito difícil, principalmente com a falta de tempo e a correria do dia a dia. Pensando nisso, a Fam Foods surgiu para facilitar a vida de seus consumidores, oferecendo produtos selecionados e de qualidade, praticamente prontos para serem servidos.

Há dois anos, os engenheiros agrônomos Marcelo Faria e Alexandre Lerayer, formados pela Unipinhal, deram início ao projeto, já pensado na época da faculdade. “Em uma das disciplinas, foi exigido um trabalho sobre administração rural, por meio do qual fizemos algumas visitas em empresas que tinham um método parecido com o que temos aqui, e então as ideias já foram se formando em nossa cabeça”, lembra Marcelo.

“Depois de formados, cada um foi para um lado, trabalhamos em outras empresas, inclusive em algumas multinacionais, do nosso setor. Com o tempo, a busca por novos desafios e a vontade de empreender, nos fez retomar aquele projeto, começamos a tirá-lo do papel e, assim, chegamos ao que temos hoje.”, completa Alexandre.

A ideia inicial da dupla de engenheiros era ter o tomate grape como carro chefe da empresa, porém, conforme as necessidades foram aparecendo, foi preciso incluir outras hortaliças. “Para cultivar o tomatinho com a qualidade que buscamos, foi necessário investir em tecnologia; a etapa de construção da estufa levou certo tempo para ser concluída, e foi a partir daí que passamos a cultivar outras hortaliças, como o pepino, quiabo, pimenta, salsinha, cebolinha, abobrinha, pimentão, moranga, quiabo, couve e até frutas, como o maracujá azedo e doce”, dizem eles.

Fam Foods 3 xxAtualmente, a Fam Foods trabalha com mais de dez variedades de produtos que, após a colheita, são cuidadosamente selecionados para serem enviados a supermercados, varejões, quitandas, hortifrútis etc. E eles não circulam somente em Socorro, mas também são levados ao Ceasa de Bragança Paulista e de lá para outros municípios da região. Os próprios engenheiros se responsabilizam pela comercialização em outras cidades, como Campinas, Valinhos e, em temporadas, no litoral.

Os proprietários contam que a seleção dos produtos é feita de forma criteriosa, seguindo um padrão, inclusive de tamanho, para que, na embalagem enviada aos consumidores, não tenha nenhum impróprio para consumo. “E é este um de nossos diferenciais! O consumidor terá a oportunidade de comprar qualquer hortaliça da Fam Foods e ter a garantia de qualidade”, enfatiza Marcelo, dizendo que eles possuem, também, outra linha de produtos que são entregues diretamente para alguns restaurantes da cidade.

Alexandre conta que ambos também prestam assistência para outros produtores parceiros da Fam Foods e que cultivam outras hortaliças, que também passam pelo mesmo processo de seleção que os de sua propriedade.

Além da seleção, qualidade, confiança e praticidade oferecidas, outra garantia que os engenheiros dão é sobre o cultivo mais saudável, já que todas as instalações de sua propriedade contam com alta tecnologia. O exemplo é a estufa, que possui um sistema de irrigação automatizado, localizado diretamente nas raízes das plantas, conhecido como gotejamento, gerando uma considerável economia de água. “Em comparação com as do campo, as hortaliças cultivadas na estufa têm cerca de 80% a menos de aplicação de defensivos agrícolas, justamente por esta tecnologia. Contamos, também, com a tela fina (antiafídeos), que dificulta a entrada de insetos, portanto, temos um risco reduzido de pragas e, claro, com o método de irrigação, reduzimos as possibilidades de fungos nas plantas”, explica Marcelo.

Fam Foods 1 xx“E, ainda pensando no meio ambiente, além da economia de água, os sócios utilizam vasos feitos de plástico reciclável, que são derretidos e remodelados, e ainda podem ser reutilizados. Além do uso do substrato de fibra de coco que, mesmo orgânica, também acabava sendo descartada no meio ambiente; por meio de uma pesquisa foi descoberta a sua importância, no cultivo de plantas”, destaca Alexandre.

Marcelo e Alexandre já adiantam que há novidades por vir, pois estão fazendo testes com outras plantas e buscando parcerias para aumentar seu portfólio. Inclusive, convidam os proprietários interessados em ter uma assistência técnica e a garantia de saída de sua produção, a entrarem em contato pelo fone 99809-9135 ou pelo e-mail atendimento@famfoods.com.br.

As hortaliças da Fam Foods podem ser encontradas em diversos estabelecimentos pela cidade, mas a venda também pode ser feita diretamente na propriedade, que fica na Estrada Arthur Dissei, no Bairro Cardosos.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias