Com apenas oito anos de vida, a socorrense Alice Ferreira é uma verdadeira guerreira: diagnosticada com lúpus, a jovem garotinha passa por tratamento há um ano e meio. Em entrevista ao Município, sua mãe Lilian relata desde a descoberta até a batalha para conseguir a medicação e tratamento necessários. Confira:

“Tudo começou dias após o aniversário de sete anos da Alice, no dia 15 de dezembro de 2020. Ela tinha dores nas articulações e depois dificuldades para andar, seguidas de manchas pelo corpo e olhos inchados. Parecia que os dias estavam contados”, conta a mãe que temia os sintomas, muito parecidos com o lúpus que teve também aos sete anos, hoje inativo.

A partir de então, uma corrida contra o tempo: em Socorro não havia reumatologista e Lilian conseguiu marcar uma consulta com sua antiga médica, doutora Silvana, em São Paulo. Tudo precisou ser na rede particular, pela urgência de atendimento e no dia 28 de dezembro de 2020, veio a confirmação de que Alice era portadora de lúpus.

Foram três dias de internação na Santa Casa de Misericórdia de Higienópolis, em São Paulo e, desde então, são exames a cada quinze dias e por três dias no mês, mãe e filha precisam ir até a capital para o tratamento.
Além da reumatologia, Alice precisa de acompanhamento de outros profissionais da saúde como oftalmologista, nutricionista e psicóloga.

O tratamento atual conta com nove medicamentos por dia, sendo a maioria deles de alto custo e que, infelizmente estão em falta, tanto na rede pública quanto na particular. Hoje o lúpus de Alice está controlado, mas a garotinha ainda sofre com uma leve incontinência urinária, devido a uma inflamação do rim, descoberta em abril de 2021.

Colabore!
Alice precisa dos remédios para controlar o lúpus e para isso a família criou uma vaquinha virtual com meta de R$ 10.000,00.
Acesse pelo link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/auxilio-no-tratamento-da-alicecom-lupus, ou se preferir entre em contato com a mãe Lilian pelo WhatsApp: (19) 99482-7679. Ela, seus pais Lilian e Elton e o irmão Miguel agradecem
pelo apoio!

O que é lúpus?
É uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. São reconhecidos dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas ou eritematosas e daí o nome lúpus eritematoso), principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar (rosto, orelhas, colo (“V” do decote) e nos braços) e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.

Sintomas: lesões de pele; dor e inchaço, principalmente nas articulações das mãos; inflamação de pleura ou pericárdio (membranas que recobrem o pulmão e coração); inflamação no rim; alterações no sangue podem ocorrer em mais da metade dos casos: diminuição de glóbulos vermelhos (anemia), glóbulos brancos (leucopenia), dos linfócitos (linfopenia) ou de plaquetas (plaquetopenia); queixas de febre sem ter infecção, emagrecimento e fraqueza e manifestações nos olhos, aumento do fígado, baço e gânglios também podem ocorrer em fase ativa da doença.