No último domingo, dia 23 de março, a ONG São Lázaro promoveu mais uma Feira de Adoções, na Praça do Fórum e, segundo Solange Cavichioli, o resultado foi considerado positivo, não apenas pelos sete animais adotados, mas pela energia que tomou conta do local.
“Pedimos a participação da comunidade, pois o problema com os animais abandonados não pode ser resolvido ou amenizado pelos protetores, e o pessoal atendeu ao nosso apelo e compareceu, levando os animais para passearem, voluntariamente”, comemora Solange, que deixou à disposição do público presente coleiras e guias, para levarem os animais da feira darem um passeio. “Eles vivem dia após dia, presos em pequenas baias, lá no Canil, e isto é muito estressante. Algumas pessoas passaram quase o dia todo levando-os para passear. Foi muito gratificante e os voluntários que foram pela primeira vez, adoraram participar, como se pôde ver depois, nas redes sociais”, completa ela.
Durante a feira, foram adotados duas cadelas adultas, três filhotes e um gatinho, sendo que no dia seguinte, uma gatinha ainda foi escolhida para ganhar o lar. Mesmo com as adoções, o canil municipal continua com, aproximadamente, 70 cachorros, além de cinco cães e diversos gatinhos em lares provisórios, aguardando por uma adoção.
Solange afirma que, a cada 40 dias, será realizada uma Feira de Adoções, intercalando com outros eventos como o Dia da Sobremesa, Bingos etc. “Se conseguirmos mais voluntários, faremos em intervalos menores, mas vale ressaltar que estamos sempre com animais para serem doados”, enfatiza ela.
“Agradecemos, em primeiro lugar, a Deus, que nos brindou com um lindo dia! E a todos que, de alguma maneira, colaboraram com a realização desta Feira. Aos jornais O Município e de Socorro, que ajudaram a divulgar, aos protetores e voluntários, às pessoas que doaram ou emprestaram coleiras/guias, comedouros etc… E, principalmente, aos adotantes! A todos, os nossos mais sinceros agradecimentos!!”, agradece Solange.
O trabalho da ONG
Da mesma forma que há 15 anos, a ONG São Lázaro continua com um intenso programa de castrações, além de atender a vários tipos de ocorrências, como atropelamentos, retirada de espinho de ouriço e doenças diversas, em cães abandonados.
“Este mês, como fazemos há vários anos, vacinaremos todos os cães do Canil, com vacinas importadas. Nos últimos meses, fizemos a castração de várias cadelas do Canil. Fazemos tudo isto de acordo com a disponibilidade do nosso caixa, por isto, é tão importante a contribuição das pessoas. Somos uma Ong reconhecida como de utilidade pública, temos contador, declaramos IR, e todas as contribuições e rendas apuradas com rifas, bingos, dia da sobremesa etc., encontram-se registradas em livro-caixa, bem como o destino desta verba. Tudo muito transparente, como deve ser. Entre na nossa página no facebook (Ong São Lázaro), conheça o nosso trabalho e torne-se um contibuinte mensal. E acima de tudo, não compre animais, adote!!!”, finaliza Solange.