Após cerca de 10 anos sendo realizada nos bairros da zona rural, a tradicional Festa do Morango de Socorro voltará a ser realizada juntamente com as Festas de Agosto, na Praça do Fórum, e terá início na próxima terça-feira, dia 13, às 17h30, seguindo-se até o domingo, dia 18.
O evento reunirá a Associação dos Produtores Rurais do Bairro Chave e região e a Associação dos Moradores e Produtores Organoagrícola da Microbacia do Ribeirão do Meio (Pereiras), juntamente com Associação da Microbacia do Jaboticabal, que estará com produtos da cultura de banana, artesanato e ervas medicinais que são produzidas no bairro. Os empresários do Turismo Rural também realizarão uma exposição de seus produtos.
De acordo com Sidney Barrel, presidente da Associação dos Moradores e Produtores Organoagrícola da Microbacia do Ribeirão do Meio, serão cerca de 40 mil pés da fruta orgânica, produzidas no bairro Pereiras somente para a festa, que contará também com doces, fondues e sorvetes, todos feitos com o morango orgânico e com o convencional. “Teremos também a exposição de hortifruti, com frutas, verduras e legumes. Tudo o que produzimos de orgânico será exposto para a venda”, afirma ele.
A associação do Bairro da Chave e região por meio da agricultura familiar cultiva, atualmente, as variedades de morango Oso Grande, Camarosa e Festival, contando com diversos produtores. São cultivadas, anualmente, cerca de 500 mil mudas dessas três variedades.
Durante a festa, as barracas do morango orgânico ficarão separadas do convencional, para evitar uma confusão por parte dos visitantes, já que há dificuldades em distinguir um do outro. A legislação foi feita por causa de pessoas de má fé que chegam a trocar o orgânico pelo convencional, que, financeiramente, valem 30% menos”, diz.
Os produtores estão otimistas para a realização da Festa do Morango deste ano, principalmente pelo fato de concentrar tudo em um só local. “Estamos com a expectativa de um grande público, que já é garantido na festa da Padroeira, então, com certeza, vai ser melhor. Quando fazíamos o evento nos bairros, ouvíamos reclamações, principalmente por causa da distância, e aqui vai centralizar tudo. Se der certo, com certeza continuaremos, e os erros que aparecerem virão para acertarmos na próxima edição. Os produtores das associações participantes (Pereiras, Chave e Jaboticabal) e Turismo Rural só ganharão com este evento, portanto, convido a todos para prestigiar e conhecer um pouco mais da produção da zona rural da cidade”, finaliza Sidney.
Eleição das Rainhas e Princesa da Festa do Morango.
Foi realizado no sábado, dia 3, no Centro Cultural, o concurso para eleger as Rainhas e Princesas para representar a Festa do Morango 2013.
O evento contou com a participação de familiares, amigos, representante de associações de produtores de morango e autoridades municipais.
Em clima de festividade, todos os presentes tiveram a oportunidade de prestigiar o evento, o qual teve uma excelente organização, mostrando a preocupação com cada detalhe. Além das belas e graciosas candidatas, também houve a participação das juradas Jaciele, Tamires da Silva, Daniele Ramalho Fernandes, Raissa Santos, Elen Aline Bueno e Cleide Ramalho da Silva, que tiveram a difícil missão de escolher entre as candidatas quem iria representar a festa do Morango do ano 2013.
As escolhidas foram:
Categoria Mirim: Rainha, Bianca Forato Brolezi; Princesa, Maria Clara de Oliveira Barrel.
Categoria Infantil: Rainha, Thaianá Caroline Moreira Granconato; Princesa, Mariana Danieli de Toledo.
“Salientamos que a realização do evento foi possível graças ao empenho das associações de Produtores dos bairros Chave e Pereiras, além dos patrocinadores e dos órgãos públicos que apoiaram a iniciativa”, afirmam os organizadores.
Durante a realização do desfile para animar a festa, estiveram presentes com toda alegria e irreverência os Mamonas cover, que agitaram o público presente.
Na ocasião, também foram homenageados, com uma pequena lembrança entregue pelas moranguetes, algumas pessoas que tiveram importante participação para a realização do evento, entre elas o vice-prefeito, Edelson Cabral Teves, o engenheiro agrônomo da CATI, Rodrigo da Silva Binoti, o presidente do COMDER, Alfred Erbert, e o diretor de desenvolvimento social, Franks Prado.
“Gostaríamos de deixar nossos agradecimentos a todas as pessoas envolvidas de alguma forma na realização do concurso, e de todas as pessoas que estiveram presentes. Aproveitamos para convidar todas as pessoas do municipio e região para prestigiarem e para saborearem as delícias, entre outras atrações, da Festa do Morango 2013”, finalizam os organizadores.