Fitas e Flores do nosso patrimônio imaterial

Leitura obrigatória

Fitas e flores é um projeto que busca promover a continuidade da Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo, e perenizar este patrimônio imaterial da nossa cidade.

A abertura do projeto foi feita no domingo, dia 12 de maio, na véspera da data comemorativa da Libertação dos Escravos,  na Igreja de São Benedito da cidade Santuário de Aparecida do Norte.

Ela foi realizada com apresentação da Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo da cidade de Socorro, juntamente com a congada infantil da Escola Estadual José Dini, do Bairro Moraes.

No mês de maio, a congada já fez duas outras apresentações dentro desse projeto, nos dias 19 e 26, sendo a do dia 19, também com uma Congada Infantil, esta da Escola Estadual Professora Josephina G. F. Andreucci, do Bairro Oratório. Estas duas congadas infantis, assim como a Congada Infantil do Bairro Rubins, nasceram do projeto “Congada nas Escolas”, realizado no ano passado pela professora Leonor Arioli Bertolete, e continuam ativas graças aos esforços das diretoras, coordenadoras e professoras destas escolas, aliadas à comunidade dos bairros que têm estimulado seus filhos a participarem.

Para continuar transmitindo aos jovens o sentido da congada e estimulá-los a continuar participando dela, os membros da congada realizaram, dentro do projeto “Fitas e Flores”, oficinas nas escolas municipais do bairro Agudos, Rio do Peixe, Rubins, no CEMEI, na Escola Municipal Benedita Geralda, e nas escolas estaduais Professora Josephina G. F. Andreucci, no Bairro Oratório e  José Dini, no Bairro Moraes. Eles devem ir, ainda, na escola do Bairro Santa Cruz.

O projeto “Fitas e Flores” prevê, ainda, a publicação de um livro com fotos, partituras e letras das músicas da Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo de Socorro. No livro serão encartados um CD com as músicas cantadas pela Congada e um DVD com imagens e testemunhos dos congos, colhidos, durante o projeto.

Fitas e Flores é mais um projeto realizado na nossa cidade com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, por meio dos editais do Programa de Ação Cultural – 2012”, ao lado do apoio local das associações ITC e ICA, da Totem Musicais, ComuC e da Prefeitura, por meio da Cultura e da Educação.

A Congada é uma manifestação cultural própria da nossa cultura socorrense. Esse projeto é de extrema importância para nós, pois  prevê a  continuidade da nossa congada ajudando-nos a resgatar e fortalecer estas “Fitas e Flores” do nosso imaginário popular, representado pela Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo, patrimônio que pertence a nós todos, e que estava prestes a desaparecer.

Dentro do projeto “Fitas e Flores”, a Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo vai fazer, ainda, várias apresentações nos meses de junho (dias 2 e 30), julho (dias 14 e 27) e agosto (dias 4, 11 e 25), sempre saindo às 15h do Centro Cultural, no Centro da cidade (antigo Mercado Municipal), e indo em cortejo até a Praça da Matriz. Convidamos todos a participarem, prestigiando nossa congada!

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias