O perito ambiental e técnico em gestão ambiental Marco Antonio Grigoletto respondeu a algumas perguntas sobre a importância de sua profissão na preservação do meio ambiente e a fiscalização de atividades de impacto ambiental, para o bem-estar da natureza e de todos os seres vivos. Marco Antonio cursou Tecnologia em Gestão Ambiental na Universidade Metodista do Estado de São Paulo – UMESP – Campus de Ciências Biológicas e da Saúde, é pós-graduado em Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável e Questões Globais na Faculdade Armando Alvares Penteado – FAAP – Faculdade de Direito – Área de Ciências Sociais Aplicadas.
O que faz um gestor ambiental?
O Gestor Ambiental planeja e administra projetos de preservação e recuperação ambiental, implanta e administra soluções ambientais. Trabalha tanto na prevenção como na recuperação ambiental. Para qualquer modificação que se faça no ambiente, no campo ou na cidade, é necessária a elaboração prévia de estudos de impacto ambiental; os chamados EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente). São laudos importantes, tanto para a preservação do ambiente, como para a comprovação aos órgãos ambientais, prevenindo sanções por eventual infração às leis ambientais.
Quais as principais atribuições de um gestor ambiental?
A área de atuação de um Gestor Ambiental é bastante extensa. É o responsável, por exemplo, pela montagem e administração de grupos multidisciplinares (engenheiros, biólogos, geólogos, botânicos etc.) para estudos, avaliações ou trabalhos de recuperação ou despoluição de áreas. Atua, também, na indústria e comércio, proporcionando soluções ambientais sustentáveis e tecnológicas, com a adequação das normas ambientais vigentes e implantação de sistemas ambientais integrados às produções. São exemplos disso a implantação de programas de reuso ou tratamento de água, a destinação adequada (na forma exigida em lei) de resíduos potencialmente poluidores, a adequação para implantação de ISO (programas de gestão de qualidade), entre outras formas de gestão ligadas ao ambiente.
Qual a diferença entre o trabalho de um gestor ambiental e o de um engenheiro ambiental?
O Gestor Ambiental tem como principal atividade o planejamento e a administração de projetos de preservação e manutenção ambiental. É ele quem elabora a estratégia para a redução dos impactos de poluição industrial, tratamento de rios, lagos e planejamento de arborização de cidades, por exemplo. O gestor ambiental idealiza políticas de educação e recuperação ambiental, e mobiliza, dentro das organizações, os esforços necessários para colocar o plano em prática. Já o engenheiro ambiental desenvolve a solução técnica do problema, como a construção de uma barragem para rejeitos de minérios ou de uma estação de tratamento de esgoto ou água, por exemplo.
Em Socorro, qual a maior demanda?
A demanda na cidade de Socorro é muito variada. Vai desde a obtenção de documentação nos órgãos ambientais, até a proposta de soluções ecológicas para os setores campesinos, de tecnologias limpas para a indústria e o comércio, passando pelo setor hoteleiro, mediante a implantação de rotinas sustentáveis, ecológicas e de treinamento de pessoal. Existe, também, uma demanda por perícias ambientais, na confecção de Laudos e Avaliações judiciais ou extrajudiciais.
Em sua opinião, quais são os piores acidentes ambientais? E quais seus principais impactos?
Desastres ecológicos, como o acontecido recentemente pela empresa Samarco na cidade de Mariana/MG, com o deslizamento de rejeitos de minério, que soterrou um vilarejo, atingindo rios importantíssimos, adentrando em outro estado e comprometendo várias cidades ribeirinhas (e sua população, claro), até chegar ao mar. Em minha opinião, é o maior desastre ecológico já acontecido no Brasil, podendo chegar a mais de vinte anos o tempo necessário para a recuperação dos estragos socioambientais ocorridos nas regiões do Rio Doce. Isto, se o problema for tratado a sério; caso contrário, o tempo de recuperação deve ser muito maior. O problema socioambiental é muito grave, pois afeta diretamente quem retira seu sustento dos rios afetados pela poluição, podendo causar migrações de pessoas para outros lugares, mudando a economia e o perfil de cidades.
Como a atuação do gestor ambiental ajuda na preservação do meio ambiente?
Atualmente, quase todos os segmentos necessitam de licenças e planejamentos ambientais para sua instalação ou funcionamento. Com a ajuda do Gestor Ambiental pode-se adequar todo empreendimento à legislação ambiental vigente e planejar sistemas ambientalmente viáveis à produção responsável e adequada, no campo ou na cidade. O gestor ambiental, assim, contribui para um ambiente ecologicamente sustentável, para as gerações presentes e futuras.
Algo mais?
No dia 17 de junho foi comemorado o “Dia do Gestor Ambiental”. Então, aproveito a oportunidade para parabenizar todos os envolvidos nessa questão – pessoas que ajudam a construir um ambiente ecologicamente sustentável, na busca do equilíbrio entre a satisfação das necessidades humanas e a preservação do ambiente.
Serviço
Marco Antonio Grigoletto atende à Rua XV de Novembro, 153 – Sala 1, Centro. Fones: 3895-4804 ou 99679-3292, e-mail:
marcoantonio.grigoletto@gmail.com