O grupo dos Alcoólicos Anônimos (AA) completou,no dia 10 de junho, 81 anos de existência. Em Socorro, as reuniões do AA acontecem todos os domingos, às 20 horas, no Salão Paroquial.
Os encontros são fechados, ou seja, dedicados apenas à terapia dos alcoólicos. A dinâmica pode ser estabelecida por um comitê orientador ou coordenador, envolvendo discussões informais das dificuldades que os alcoólicos enfrentam, para manter a sobriedade e o controle sobre a própria vida.
Os participantes do AA trocam experiências com base nos Doze Passos e Doze Tradições, selecionando tópicos específicos, tais como os slogans, os três legados, a prece da serenidade, entre outros.
Entrevistamos o dr. Mário Sérgio Sobrinho, membro da Junta de Custódios de AA, que respondeu a algumas questões sobre o AA.
Como identificar o alcoolismo em uma pessoa?
O alcoolismo é, em nossa opinião, uma doença física, mental e espiritual, progressiva, incurável e de término fatal. Os alcoólicos que conhecemos parecem ter perdido o poder para controlar suas doses de bebidas alcoólicas. A irmandade de AA ou seus membros não se dispõem a identificar o alcoolismo em uma pessoa ou considerar alguém como alcoólico, indicando para cada um que desejar saber disso, que responda doze perguntas que poderão apontar ao próprio interessado, se ele ou ela deve se considerar ou não alguém que tem problemas com a bebida alcoólica. Essas perguntas estão disponíveis no site www.alcoolicosanonimos.org.br. Segue, ao lado, uma cópia das 12 perguntas extraídas do mencionado site oficial de AA:
1.Já tentou parar de beber por uma semana (ou mais), sem conseguir atingir seu objetivo?;
2.Ressente-se com os conselhos dos outros que tentam fazê-lo parar de beber?;
3.Já tentou controlar sua tendência de beber demais, trocando uma bebida alcoólica por outra?;
4.Tomou algum trago pela manhã nos últimos doze meses?;
5.Inveja as pessoas que podem beber sem criar problemas?;
6.Seu problema de bebida vem se tornando cada vez mais sério nos últimos doze meses?;
7.A bebida já criou problemas no seu lar?;
8.Nas reuniões sociais onde as bebidas são limitadas, você tenta conseguir doses extras?;
9.Apesar de prova em contrário, você continua afirmando que bebe quando quer e para quando quer?;
10.Faltou ao serviço, durante os últimos doze meses, por causa da bebida?;
11.Já experimentou, alguma vez, ‘apagamento’ durante uma bebedeira?;
12.Já pensou alguma vez que poderia aproveitar muito mais a vida, se não bebesse?
Como convencê-la a ingressar nos AA?
O AA dispõe de vasta literatura e folhetos sobre o alcoolismo e sobre o modo como seus membros passaram a aplicar o método de 12 passos em suas vidas e conseguiram se afastar da bebida. O único requisito para ser membro de AA é o desejo de parar de beber e, portanto, toda pessoa que tiver problema com álcool e desejar parar de beber pode procurar por um grupo de AA que estiver mais perto.
Existem regras para frequentar o grupo?
AA é uma irmandade de homens e mulheres em ação, para quem a bebida se tornou problema sério, e que estão unidos com o propósito de se manter sem beber, um ajudando ao outro. AA não mantém profissionais em seus quadros, nem oferece internações aos interessados, embora considere que há diversas situações nas quais os cuidados de saúde são essenciais, para permitir ao alcoólico condições mínimas para decidir o que ele deve fazer.
Como qualquer grupo, os grupos de AA têm regras mínimas, tais como: as reuniões são realizadas em dias, locais e horários pré-estabelecidos, seguem um roteiro simples e são orientadas pelos 12 passos que amparam e facilitam a recuperação de cada alcoólico. Cada pessoa presente à reunião se manifesta livremente, sem ser interrompido ou interromper os demais, com ampla liberdade para falar sobre si próprio e sobre suas dificuldades em relação ao álcool. AA não cobra taxas nem anuidades, porque os grupos são mantidos pelas contribuições voluntárias dos seus próprios membros.
Por quanto tempo a pessoa precisa frequentar o AA?
Um membro de AA aprende que para estar atento ao alcoolismo precisa enfrentar sua doença um dia de cada vez, razão pela qual não há tempo limite para frequentar reuniões dos grupos, sendo recomendado que qualquer membro de AA frequente, permanente e periodicamente, reuniões de grupo para facilitar a se manter atento à doença do alcoolismo, e pedir ajuda se estiver em risco de recaída, uma situação que ocorre com o alcoólico.
O AA, inclusive, recomenda que, para se conhecer a irmandade e o Programa de 12 Passos, é importante que a pessoa que pretende obter ajuda frequente 90 reuniões, em 90 dias sucessivos, demonstrando que a cada dia o alcoólico aprende a lidar com o seu alcoolismo.
Qual o perfil da grande parte dos alcoólatras? Jovens? Homens?
O alcoolismo é uma doença crônica, progressiva, incurável e de término fatal, que atinge indistintamente homens, mulheres e jovens de todas as classes sociais e de status social diversificado. Dizem ser o alcoolismo uma doença democrática, porque pode atingir a todos, sem distinção. É natural que pessoas do sexo masculino, maiores de 40 anos, sejam naturalmente aqueles que exibem maior problema com o álcool, em razão do uso público, contínuo e imoderado dessa substância que, depois de anos de abuso, pode gerar a dependência e mostrar no indivíduo sinais de alcoolismo.
Como prevenir o alcoolismo?
Uma boa prática para prevenir essa doença é retardar no jovem, o quanto possível, a experimentação do álcool em tenra idade, e quando esse jovem atingir idade legal para consumir álcool já estar bem orientado pela família, pela sociedade, pela imprensa e pela escola, a respeito do álcool, da sua natureza e também dos seus efeitos negativos.
Ter hábitos saudáveis, alimentar-se de modo equilibrado, fazer exercícios físicos, procurar atividades prazerosas e ter relacionamentos interpessoais consistentes e estáveis são outras formas de ter vida com qualidade e evitar o álcool ou outras drogas.
Como a família pode ajudar? Os familiares podem frequentar as reuniões do AA
A família é um dos grandes fatores que contribuem para o alcoólico alcançar sua sobriedade e ingressar em recuperação. Os familiares podem acompanhar reuniões de AA, mas, certamente, poderão aproveitar melhor as reuniões dos Grupos Alanon e Alateen que, respectivamente, acolhem familiares de alcoólicos e familiares jovens e adolescentes de alcoólicos, ajudando-os a entender a doença do alcoolismo e buscando força juntos, para enfrentar os percalços naturais que surgem em razão do relacionamento familiar com o alcoolista.
Qual a importância do AA na sociedade?
O AA é uma irmandade que completou 81 anos de existência, no último dia 10 de junho, porque foi nessa data, no ano de 1935, em Akron, nos Estados Unidos da América, que os cofundadores Bill e Bob, um corretor da bolsa de valores de Nova York e um médico, ambos derrotados pelo álcool, reuniram-se e conseguiram constatar que o diálogo franco e amigo entre dois alcoólicos era extremamente útil, para que ambos se mantivessem longe da bebida. Há, no Brasil, mais de 5.100 grupos de AA que realizam 11 mil reuniões semanais. Se você pensa que tem problema com álcool ou conhece alguém que tem, ou ainda, se deseja somente conhecer um pouco mais sobre AA e o alcoolismo, vá a uma reunião dessas. Se tiver alguma dificuldade para encontrar uma reunião, consulte o site www.alcoolicosanonimos.org.br ou ligue para o telefone 11-3315-9333 ou procure pela literatura básica de AA, podendo começar com o livro Alcoólicos Anônimos e inúmeros outros que são indicados no site de AA.
Algo mais?
O site do AA contém muitas outras informações e permite localizar algum grupo em local e horário para uma visita, e conhecer quais são os livros oficiais de AA. Visite um grupo de AA e conheça o que ele oferece aos seus membros e aos alcoólicos que desejam parar de beber, e como essa ação faz diferença na sociedade, conversando com um membro que esteja em recuperação.
Outras informações sobre o AA, em Socorro, podem ser obtidas pelos fones 99611-9097 ou 99723-8357.