A guarda municipal Edeli de Fátima Antunes de Almeida esteve, na manhã do dia 25 de junho, na Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, em São Paulo, para receber, em nome da Guarda Civil Municipal de Socorro, o Diploma de Mérito pela Valorização da Vida, inédito em todas as corporações do país, e considerado o “Oscar” dos programas de prevenção às drogas.
A homenagem faz parte da programação da XVII Semana Nacional Antidrogas, organizada pelo Conselho Estadual Antidrogas (Cead) e Conselho Municipal Antidrogas (Comad), que têm o intuito de alertar a sociedade sobre os riscos do uso de drogas e no combate ao tráfico.
A indicação para o prêmio foi do Conselho Estadual de Política sobre as Drogas, que acompanha o trabalho da Guarda Municipal na Rede Paulista, projeto que foi implantado na cidade, após a realização da primeira edição do Fórum Paulista de Políticas sobre Drogas, em Socorro/SP, com a participação de 80 (oitenta) municípios paulistas, em dois dias de evento, do qual Edeli foi uma das articuladoras, juntamente com a Secretaria de Cidadania. O evento contou com a presença do padre Haroldo e do dr. Ronaldo Laranjeira, além de outros painéis com diversas instituições e autoridades no assunto, que compuseram a programação.
E foi a partir desse fórum que teve início um movimento institucional denominado Rede Paulista de Políticas sobre Drogas, trabalho voluntário, cuja coordenação compete a Edeli, junto com o então coordenador da Rede, Franks Fernando Felix do Prado, atual diretor de Assistência Social de Socorro. O movimento tem o objetivo de realizar uma pauta mensal em cidades interioranas (região de Campinas), para articular a rede de serviços local, por meio de políticas sobre drogas e promover a união entre essas cidades participantes (em torno de 40 municípios), sobre a temática proposta e as políticas públicas que compõem essa rede (Educação, Saúde, Social, Segurança, Justiça, Cidadania, Habitação…). E, desta forma, construir ações conjuntas, com foco mensal no assunto. A Rede Paulista de Políticas sobre Drogas foi levada para as cidades de Atibaia, Amparo, Holambra, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Águas de Lindoia e Bebedouro. Os movimentos sempre contam com a presença da rede de serviços locais, comunidade estudantil, pais, professores, dirigentes de ensino e técnicos das cidades, que acompanham as atividades da Rede Paulista de Políticas sobre Drogas.
Seguindo a sistemática usada desde a primeira agenda, na cidade de Atibaia/SP, em janeiro de 2014, as agendas acontecem com a participação (voluntária) de profissionais, pesquisadores e especialistas na área de dependência química, com abordagens nas áreas citadas, entre outras.
“Acompanho as atividades da Edeli de Almeida desde 2013, quando ela me convidou, como representante da Polícia Federal, para um evento da Prefeitura, em Socorro, relativo à prevenção ao uso indevido de drogas. A partir dali, acompanhei sua trajetória e os projetos por ela desenvolvidos, participando de palestras e assistindo a mais eventos, que deram origem ao Fórum Paulista de Políticas sobre Drogas e à Rede Paulista de Políticas sobre Drogas, com o nobre objetivo de realizar uma pauta mensal para articulação de políticas sobre drogas em cerca de 40 municípios. Dali se formaram parcerias com a Coed, Coned, Uniad, Unifesp, Abaçai, Amor Exigente, Febract, Embaixadores da Prevenção, Justiça Restaurativa – Polo Irradiador de Tatuí, Polícia Federal, Polícia Militar, Policia Civil, Guardas Municipais e Prefeituras, multiplicando conhecimentos e estreitando contatos nessa matéria”, destaca Tânia Fernanda Prado Pereira, delegada da Polícia Federal, coordenadora do GPRED/SP (Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas da Polícia Federal no Estado de São Paulo), e conselheira do Coned.
Programa Parceiros pela Vida
Porém, antes mesmo da criação da Rede Paulista, Edeli criou, em 2012, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Programa Parceiros pela Vida, que leva a Guarda Municipal para mais perto das escolas e creches da cidade, trabalhando na prevenção e resolução dos conflitos em família, por meio do projeto “Criança vê, criança faz”,
“Nosso objetivo é atingir não somente os alunos e, sim, seus pais, que são a base da família. Eu encabecei o projeto, mas ele foi se ampliado e contagiando todos os guardas; por meio dele, são proferidas palestras, de forma lúdica e adaptada para cada instituição de ensino, levando em consideração o perfil dos alunos e o meio em que vivem”, explica a guarda municipal, enfatizando o principal objetivo de seu projeto: o resgate aos valores familiares. “Após as palestras e reuniões, os pais são chamados eventualmente, orientados e acompanhados pelos professores. E este trabalho também é feito nas creches, onde muita gente achou que era loucura, mas meu objetivo é ‘atingir’ os pais”, completa ela.
Edeli foi professora durante os anos de 1992 a 1994 na Rede Estadual, Guarda Civil Municipal desde agosto de 1994; é casada, e mãe de dois filhos. Formada em Administração de Empresas, está cursando especialização em dependência química pela Unifesp, desenvolvendo o estudo: “A justiça restaurativa na dependência química e o papel da família nesse processo”. Possui diversos cursos pela Senad, Senasp e Dipe-Denarc, conselheira do Conselho Municipal Sobre Drogas desde 2012 (Comad), estando à frente da presidência de novembro de 2013 a janeiro de 2015, membro do grupo Gestor de Justiça Restaurativa de Socorro; trabalha com crianças e jovens nas escolas há cerca de 15 anos, desenvolve trabalhos na rede educacional municipal, estadual e particular de Socorro e cidades vizinhas.
“O trabalho de Edeli, marcado por sua liderança, força de vontade, empenho, carisma, criatividade, pro-atividade, capacidade elevada de articulação, inédito, sem sombra de dúvidas, causou impacto em vários rincões do estado de São Paulo, deixando sua marca, sobretudo na árida missão de prevenção ao uso indevido de drogas. Por tal motivo, não hesitei em indicar seu nome para o Coned/SP, para ser homenageada com o merecido Diploma de Mérito pela Valorização da Vida 2015!”, destaca a delegada da Polícia Federal.
“Sinto-me abençoada! É um reconhecimento, primeiramente estadual e, agora, nacional, de todo meu trabalho, que só foi possível graças aos parceiros, a quem tenho que agradecer e muito!”, encerra Edeli.