Guarda Municipal, exemplo de cidadania, chega aos 28 anos

Em 1º de março de 1985, a Secretaria de Segurança Pública, por meio do Departamento Estadual de Polícia Administrativa e, naquela oportunidade, pelo Depad – Divisão de Registros Diversos, expediu, sob o nº 146/M/85, o certificado de registro geral para funcionamento, em 11 de abril de 1985, e o Ministério ado Exército, cadastro nº 1090-SFPC do II Exército 2ª. RM efetivou easse registro, possibilitando a implantação da então Games – Guarda Municipal da Estância de Socorro, hoje uma realidade na prestação de serviços paramilitar, dedicados especialmente à população socorrense. Para tanto, entre o início da operacionalidade e da efetivação por certificado oficial, são 28 anos ininterruptos, voltados ao serviço público.

A Games, hoje, GCM – Guarda Civil Municipal, foi instituída por meio da Lei nº 1862 e pelos decretos nºs 1336 e 1337, de dezembro de 1984, uma indicação do ex-vereador Lincoln Zucato, durante a administração do prefeito José Valdir Bortolasso. A comissão organizadora da Guarda Municipal de Socorro foi formada pelos seguintes membros: bacharel Adão Luiz Gonçalves, capitão PM Reserva Orlando Inocêncio de Camargo, Oswaldo da Cruz Busato, Walter Artioli, Celestino de Pompéia Calafiori e José Valdir Bortolasso.

No dia 1º de março de 1985 começaram a ser ministradas as aulas teóricas para quinze guardas estagiários, em tempo integral, das 8 horas às 17 horas, por meio dos cursos de Noções de Direito (Bel. Adão Luiz Gonçalves), Instrução e Prática Policial (Cap. Orlando Inocêncio de Camargo), Relações Públicas e Noções de Investigação Policial (Oswaldo Cruz Busato), Armamento e Tiro (Investigador Idemauro S. Ferraz), Primeiros Socorros (Dr. Wanderlei Tasca), Gravidez e Parto (Dr. João Edevaris de Souza), Defesa Pessoal (Professor Jogi), Natação (Professor Jair Leonardi).

Em 20 de abril de 1985, em solenidade nas dependências do Ginásio de Esportes do Clube XV de Agosto, foi oficialmente apresentada ao público a Guarda Municipal da Estância de Socorro, assim composta: Chefia – Oswaldo Cruz Busato; Estagiários – Ademilson Antonio Correa da Silva, Arnaldo Pinto da Fonseca, Ataliba Domingues Alves, Irineu de Toledo, José Carlos de Lima, José Orlando Muciaccito, Luiz Carlos Ed Faria, Luiz Donizette Simões Angra, Marco Antonio Paulino, Nadir da Silva Pinto, Pedro Valdir Simões Angra, Sérgio Antonio Pegoraro, Wladimir Benedito Pinheiro, Walter Armando da Silva e Wilderson Donizette Ribeiro.

No dia 1º de julho de 1985, a Guarda Municipal passou a operar 24 horas diárias, nos serviços de policiamento, ação social, atendimento ao público e posto avançado, no Portal da cidade, já com seu efetivo aumentado para 17 guardas e uma viatura.

“Na Guarda Municipal somos uma espécie de faz tudo, vale tudo, na verdade, para dar o melhor atendimento possível à população, em nossas 24 horas diárias de atividades”, ressalta o comandante José Orlando Muciaccito, que fez carreira na Games, tendo iniciado sua trajetória desde sua fundação. “Comecei como GM estagiário, passei para 2ª Classe, depois 1ª Classe, Classe Especial, até chegar ao comando que, na verdade, se constitui em cargo de confiança administrativa”, explica.

O contingente dos paramilitares da Guarda Municipal, na atualidade, conta com 60 pessoas, sendo 49 homens e 11 mulheres, com 4 viaturas e 4 motos. “Os guardas podem ser vistos o dia todo, circulando pela cidade, fazendo policiamento preventivo, colaborando com os policiais civis e militares, resgatando doentes, fiscalizando trânsito, participando de eventos sociais, apoiando escolares e o que for possível”, finaliza o comandante.

Reconhecendo a importância do trabalho da Guarda Municipal socorrense, o prefeito André Bozola sinaliza com projetos considerados prioritários para a segurança pública, em que a GCM se posiciona, como criação de base móvel, capacitação, treinamento e desenvolvimento modernizado, implantação de bases comunitárias nos bairros periféricos e na área central, dotação de novos equipamentos, incluindo mais viaturas e motos, entre outros itens.