Na edição nº 3.957, de 25 de abril de 1997, O Município publica a notícia do contrato assinado entre Prefeitura e o proprietário do casarão da Rua XV de Agosto, dr. Gilberto Ferreira de Carvalho, para a instalação da Biblioteca Municipal e departamentos de Cultura e Turismo. Atualmente, o casarão abriga o Conservatório Musical de Socorro, onde 200 alunos estudam música instrumental, muitos se destacando em bandas, orquestras e exames para níveis mais adiantados, em conservatórios com o de Tatuí e especialização na França, só para dar alguns exemplos da importância desse ensino aos jovens socorrenses.
Casarão será sede da Biblioteca Municipal
A Prefeitura Municipal, através de seus departamentos de Cultura e de Turismo, firmou contrato com o Dr. Gilberto de Carvalho para a transferência da Biblioteca Municipal para o belo casarão construído em 1906, pelo Juiz de Direito Alfredo de Carvalho Pinto, e que hoje é propriedade desse ilustre médico. Atualmente, a biblioteca funciona precariamente no Mercado Velho.
Além da Biblioteca, o casarão acomodará sala para reuniões, sala de vídeo, sala para exposições, jardins de leitura e lazer, os Departamentos de Cultura e Turismo; no andar térreo, funcionará um centro de informações turísticas e loja de artesanato de artistas locais devidamente selecionados.
A nova biblioteca fará a assinatura dos principais jornais e revistas do país e contará com novos livros que serão adquiridos ou doados e, futuramente, estará informatizada com CDs rom e terminais para acessar a Internet.
Com esta atitude, a Prefeitura mostra a sua preocupação com a cultura e o turismo, além de valorizar o nosso importante patrimônio histórico do qual o belíssimo palacete, muito bem conservado por seu proprietário, faz parte.