A história da cidade de Aparecida está diretamente ligada com a história da imagem da Padroeira, que deu origem a toda essa trajetória de fé e devoção. Preocupados em providenciar o jantar para o poderoso conde de Assumar, de passagem pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica (atual Ouro Preto), onde assumiria o cargo de governador da Capitania das Minas Gerais, três pescadores retiraram com suas redes, do Rio Paraíba do Sul, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. A imagem que apareceu das águas ficou abrigada durante anos na casa de um dos pescadores, até que, em 1745, foi construída uma capela, no Morro dos Coqueiros.
Os frequentes relatos de milagres atribuídos à Santa fizeram com que fosse criada uma freguesia de Guaratinguetá, batizada de Aparecida. Por causa da intensa peregrinação de fiéis, a capela foi ampliada e, em 1888, Nossa Senhora Aparecida e a Vila de Aparecida ganharam uma igreja maior, conhecida, hoje, como Basílica Velha ou Matriz Basílica. Em 1928, a Terra da Padroeira finalmente conseguiu sua emancipação de Guaratinguetá, e sua história de fé prosseguiu, com a construção, em 1955, do Santuário Nacional, segunda maior basílica e maior santuário mariano do mundo.
Localizada no Vale do Paraíba, a meio caminho das duas maiores metrópoles do país, São Paulo e Rio de Janeiro, é cortada pela mais importante rodovia brasileira, a Via Dutra. Essa localização privilegiada facilita a acessibilidade ao município, tanto por transporte rodoviário quanto aéreo, pela proximidade com as duas capitais, que detêm os maiores e mais movimentados aeroportos do Brasil. Destaque no cenário turístico do Brasil, Aparecida é conhecida como “Capital Mariana da Fé” e recebe, anualmente, mais de onze milhões de visitantes, constituindo-se no maior centro de peregrinação religiosa da América Latina. As informações são do site oficial da Prefeitura de Aparecida.
De Socorro, constantemente partem as romarias de carro, moto, ônibus, a pé, a cavalo e de bike. No mês passado, um grupo de 43 pessoas integrou a Excursão do Nadir, até o Santuário Nacional.
Confira, abaixo, alguns dos principais pontos turísticos da cidade:
Santuário Nacional – Segunda maior basílica e maior santuário mariano do mundo, a igreja foi construída em 1955, em estilo neoclássico, para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Matriz Basílica – Marco religioso da cidade, a igreja, construída em 1745, em estilo barroco, foi a primeira a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Passa por um minucioso processo de restauração, que está lhe devolvendo suas características originais. É um dos monumentos mais visitados de Aparecida e considerado um símbolo de fé pelos devotos.
Morro do Cruzeiro – Ponto de peregrinação do município, marcado por esculturas que representam as estações da Via Sacra. Um dos mais belos atrativos da cidade, de onde se tem uma magnífica vista do Santuário Nacional.
Porto Itaguaçu – O local marca o ponto, no Rio Paraíba do Sul, onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, em 1717. O visitante pode, ainda, fazer um passeio de barco pelo rio.
Teleférico – Liga a parte baixa onde está localizado o Santuário Nacional à parte alta onde está localizada a Basílica Velha, e vice versa.
Memorial Redentorista e Padre Vítor Coelho – Criado em 1910, o Memorial Redentorista resgata a história dessa importante missão de fé, abrigando um museu, a Capela Memorial Redentorista e a Capela em homenagem ao Padre Vítor, conhecido como Apóstolo do Rádio, cujo processo de beatificação encontra-se em andamento.
Mirante das Pedras – Localizado no caminho do Porto Itaguaçu, o local possibilita a contemplação da várzea por onde corre o Rio Paraíba e a Serra da Mantiqueira. O local tem como atração principal a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, medindo 1,80m de altura.
Aquário – Com diversos tanques ,com espécies tanto de água doce quanto salgada, o aquário conta, inclusive, com uma piscina de tubarões, que podem ser tocados pelos visitantes.
Igreja de São Benedito – Palco de uma das mais tradicionais festas religiosas do Vale do Paraíba, a igreja em homenagem ao Padroeiro da cidade é também um centro de manifestações folclóricas e históricas. O templo foi construído em 1918 e é decorado com anjos esculpidos pelo artista Chico Santeiro.
Seminário Bom Jesus – Criado para ser um grande centro de formação religiosa, o Santuário Bom Jesus ganhou destaque como atrativo turístico após hospedar Madre Paulina e os papas João Paulo II e Bento XVI. O magnífico edifício foi erguido em 1895.
Igreja de São Geraldo –Igreja de São Geraldo: Localizada na entrada do Porto Itaguaçu, foi construída em 1926 e abrigou a imagem de Nossa Senhora Aparecida, por muitos anos.
Centro de Apoio ao Romeiro – Foi projetado para oferecer comodidade e conforto às compras e lazer dos romeiros; possui uma grande praça de alimentação e mais de 380 lojas, onde se encontram à venda todos os tipos de lembranças. Está localizado dentro do estacionamento do Santuário Nacional.
Passarela da Fé – Com seus 389 metros de comprimento e 35 de altura, a passarela que une a Matriz Basílica e o Santuário Nacional é um marco de Aparecida. Inaugurada em 1972, é ponto de visitação obrigatório na cidade.
Feira Livre – Localizada nos arredores do Santuário Nacional, a Feira de Aparecida é um atrativo à parte na cidade, onde se pode encontrar de tudo um pouco, de artigos religiosos a lembranças do município.
Presépio – Localizado ao lado do Estacionamento do Santuário Nacional, abriga esculturas que reproduzem importantes fatos histórico-religiosos do nascimento de Jesus Cristo e outras representações, como o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas.
Mirante da Santa – Localizado no alto do morro da Rua Antônio Bittencourt da Costa, com 17,6 metros de altura, é o maior monumento dedicado a Nossa Senhora Aparecida, em todo o mundo.