Hoje: Atenas

Leitura obrigatória

Atenas é a capital e maior cidade da Grécia e também a capital da Ática. Além de ser uma cidade moderna, Atenas também é famosa por ter sido uma poderosa cidade-estado e um centro de cultura muito importante na Antiguidade. A cidade de Atenas está localizada na região da Ática.

Quem passeou pelo país foi o comerciante Ismael Canterellas e sua esposa Rita, que visitaram a Acrópole, o bairro da Plaka, o Congresso e o Parlamento. Segundo ele, o que mais lhe chamou a atenção na viagem foi o Paternon, templo da deusa grega Atena, construído no século V a.C., na acrópole de Atenas. É o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga e foi ornado com o melhor da arquitetura grega. Suas esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega.

Fale, Ismael!

Atenas, uma cidade com raízes históricas incríveis e monumentos gigantescos e maravilhosos.

É inacreditável que construções feitas há mais de 500 anos a. C. estejam em pé.

As acróploes da antiga Grécia eram construídas nos pontos mais altos das cidades e serviam, originalmente, como proteção contra invasores. E com o tempo passaram a servir como sedes administrativas civis ou religiosas.

A Acrópole de Atenas foi construída por volta de 450 a.C, sob administração do estadista Péricles e foi dedicada a Atena, deusa e padroeira da cidade. A maior parte das estruturas da Acróplole de Atenas está em ruínas e, mesmo assim, é o que move a cidade no verão europeu, levando turistas do mundo inteiro a visitar os majestosos templos.

Realmente, nenhuma frase ou imagem gráfica definirão com precisão a grandiosidade, a perfeição e a suntuosidade daqueles templos. Mesmo em ruínas, é uma emoção única

estar presente no berço da nossa civilização.

Por outro lado, tomada pela modernidade, temos uma Atenas cercada de luxuosos e aconchegantes barzinhos, restaurantes e hotéis, que tornam o passeio ainda mais interessante.

Tudo muito bem centralizado, e os turistas podem fazer todos os passeios a pé, ou em ônibus de turismo. Existe, também, um comércio local bastante atrativo e cheio de produtos que vão desde pequenas lembrancinhas até esculturas e peças de ouro.

A comida do local é bem diferente do que estamos acostumados, porém muito saborosa. Sempre acompanhados da salada grega, que é uma delícia, os diferentes pratos incluem muito peixe, frutos do mar, frango, suíno e carneiro.

Em Atenas, o que não falta é opção de lugar para comer, tem muitos restaurantes, bares, docerias, sorveterias, e sempre, com muita boa vontade, os mestres e garçons explicam o cardápio .

O meio de transporte público local é muito eficaz e interessante. Sem desperdício financeiro, com construções subterrâneas, eles têm um trem pequeno, que anda paralelamente aos carros e ônibus, e que, de 2 em 2 minutos, passa pelos trilhos, levando as pessoas e tornando o trânsito bem tranquilo.

Vá à Grécia e conheça Atenas. É um passeio imperdível!

Participe!

Conhece algum lugar legal? Conte-nos, também, sobre sua viagem: contato@jornalomunicipio.com.br

Artigo anteriorRefresco!
Próximo artigoEdição de 06/12/2013
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias