Hoje: Barra Bonita

Leitura obrigatória

 

Barra Bonita é um município paulista, com mais de 36 mil habitantes (segundo Censo de 2014), a 283 km de Socorro, cerca de 3h30 de viagem. Seu lema é “Cidade Simpatia” e o nome é um elogio a uma barragem muito bonita na cidade, e foi dado por seus primeiros habitantes.

Um dos principais pontos turísticos de Barra Bonita é o passeio de barco, em que é possível apreciar a vista com a ponte Campos Salles – maior patrimônio da cidade, importada da Alemanha, e inaugurada em 1915 e a maior modernidade para a época – e leva o nome do presidente Campos Salles. Barra Bonita é margeada em 42 km por um dos rios mais conhecidos da capital, São Paulo – o Rio Tietê –, e foi uma das únicas cidades a ser totalmente povoada nas margens desse rio que, atualmente, é usado como laser, para a prática de esportes náuticos e passeios de barco pela eclusa, movimentando a economia do município.

História
Os primeiros moradores de Barra Bonita foram os bandeirantes, e ali se formou uma vila. As famílias italianas e espanholas que ali chegaram, pela localização privilegiada, começaram a explorar a vila com plantio de café, exploração de gado e demais atividades. Tornou-se estância turística em 1979, pelo grande fluxo de turistas que vão até as margens do Rio Tietê para a pesca, praticar esportes náuticos, contribuindo para o desenvolvimento da piscicultura.
Um jovem de 22 anos, chamado Orlando Chesini Ometto, a pedido de seu pai, tomou a frente da Usina Costa Pinto e, em apenas dois anos, criou a Usina da Barra S.A. Açúcar e Álcool – UBASA que, atualmente, exporta seus produtos e faz parte da rede COSAN, tornando a unidade da Barra a maior usina de açúcar e etanol do mundo, em capacidade de moagem de cana, segundo o site www.barrabonitatur.com.br.

Excursão
Para quem deseja conhecer a cidade de Barra Bonita e apreciar um passeio de barco na eclusa, pelas margens do Rio Tietê, Ana Lucia Feitosa, da Agência ALF Viagens e Excursões, está com uma excursão para o dia 14 de abril, feriado de Tiradentes. Informações fones: 3895-0810 ou 99210-3757.

Participe! Compartilhe conosco sua experiência, entrando em contato pelo e-mail [email protected]

 

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias