Bogotá, anteriormente conhecida como Santa Fé de Bogotá, é a capital e a maior cidade da Colômbia. É também capital do departamento de Cundinamarca e forma o Distrito Capital. Fundada em 1538, possui aproximadamente 7,2 milhões de habitantes, residindo apenas em seu núcleo urbano; a região metropolitana de Bogotá, possui aproximadamente 8,5 milhões de habitantes, sendo, a quarta cidade mais populosa da América do Sul, superada somente por São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires.
Sua altitude (2.640 metros acima do nível do mar) a coloca como a terceira capital de maior altitude do mundo, atrás apenas de La Paz, na Bolívia, e de Quito, capital do Equador. .
Quem esteve lá e contará um pouco mais sobre a cidade, foi o casal Mario de Oliveira Santos e Juliana Dias de Oliveira Santos, proprietários da La Vie – Viagens e Turismo.
Falem, Mario e Juliana!
São aproximadamente 5 horas de voo até Bogotá, partindo de São Paulo.
No Aeroporto Internacional El Dorado, logo no desembarque, já se tem uma ideia da hospitalidade e cortesia do povo colombiano. Sempre simpáticos!
Bogotá é uma grande cidade, com muitas atrações, muitos restaurantes, diversos museus. Interessante é chegar na cidade e entender a disposição de suas ruas e avenidas (calles e carreras), sempre numeradas e dispostas como em um tabuleiro de xadrez.
A partir daí, a escolha da localização do hotel, que pode estar em diferentes bairros ou zonas, como eles preferem chamar. A zona T é formada por um calçadão onde estão os bares, restaurantes, shoppings etc. A zona G é a área Gourmet e a mais sofisticada da cidade. Temos ainda as redondezas do Parque de la 93, que é muito agradável para quem vai à cidade como turista e pode encontrar um grande parque de rua, ou seja, um quarteirão verde com prédios modernos e restaurantes excelentes. A região de La Candelaria é histórica, com prédios coloniais, além da Praça de Armas que abriga o Parlamento, Palácio da Justiça, Prefeitura e a Catedral Primaz da Colômbia.
A cidade possui muito verde, com muitos parques, dentre eles o Parque Metropolitano Simón Bolívar, que corta a capital e é considerado o “pulmão da cidade”.
É fácil de observar a tranquilidade das ruas e sua segurança. Os prédios residenciais dificilmente tem muros e, normalmente, são ajardinados, trazendo uma agradável sensação de segurança para nós, turistas.
Dentre os museus imperdíveis, destacamos o Museu Botero, com obras de Fernando Botero, o Museu do Ouro e ainda o Museu Nacional da Colômbia. Perca-se no tempo com as peças de ouro, cerâmicas, pedras e arte pré-colombiana.
Aos apreciadores de café, entre uma visita e outra, indicamos para irem ao Juan Valdez e degustar um autêntico sabor colombiano.
Um passeio para quem está na cidade é o Mount Monserrate, de onde se tem uma vista incrível de Bogotá, com aproximadamente 3.000 metros de altitude. O clima é de montanha, com médias de 14ºC.
Bogotá é uma cidade prática quanto ao sistema de transporte e para nós, turistas, é recomendada a utilização de Táxi entre uma Zona e outra. Já dentro delas, caminhar é muito confortável, quer seja pela temperatura agradável ou pela sua farta arborização.
Uma dica para quem está com criança é conhecer o Parque Divercity, localizado no Shopping Santafé, onde se ensina as crianças a respeitar normas, trabalhando em equipe. Ali se encontram diferentes profissões e, dentre elas, as mais concorridas são: Bombeiros, Médicos e Pilotos de Avião. Uma verdadeira viagem ao mundo dos adultos, com muita alegria e diversão.
Catedral de Sal e o Restaurante Andrés Carne de Rés são paradas obrigatórias.
Nós da LaVie Viagens, já viajamos em duas oportunidades a Bogotá, em 2011 e 2012 e temos dicas incríveis para nossos clientes e amigos.