Hoje: Canadá

Leitura obrigatória

Canadá é o país de origem de nossa intercambista Kayley Daud, que está terminando o tempo de seu intercâmbio. Ela relatou alguns aspectos de seu país, na última reunião festiva do Rotary Club, realizada no dia 7 de maio.

O Canadá é o segundo maior país do mundo em extensão: 9.980.000 km², com uma população de 35 milhões de habitantes. Possui um grande número de grandes lagos, mais que qualquer outro país, e está dividido em 10 províncias e 3 territórios. O Canadá está dividido em uma parte francesa (mais a leste) e uma inglesa (maior, central e oeste)

Atrações canadenses:

– As montanhas rochosas contendo muitos parques com pistas para prática de esqui e  snowbord.

– Aurora boreal (northern lights), fenômeno natural, mais visível no extremo norte do Canadá e durante os meses de setembro a abril.

– Niagara falls (cataratas do Niagara) que se estendem da província de Ontário, no Canadá, a New York, nos Estados Unidos.

– Animais do Canadá: os mais conhecidos são os ursos (pardos, brancos, pretos), castores, gansos, veados, alces. Alguns ursos vivem próximos às vilas e cidades, atravessando as estradas na frente dos carros ou entrando nos carros estacionados, para roubar comida.

Gastronomia canadense:

Não existe uma comida típica do Canadá, pois é  um país com muita influência de todas as partes do mundo. Mais conhecidas:

– no café da manhã, comem panquecas cobertas com caramelo e manteiga e ou frutas;

– gostam de batata frita com molho e queijo;

– torta de abóbora e torta de maçã são apreciadas, como nos EUA.

Clima:

As estações do ano são bem distintas:

Inverno, de dezembro a março,  é rigoroso com temperaturas de até – 40º ou – 50º. No norte do Canadá há neve o ano todo.

Primavera, de abril a maio, com temperaturas de 0º a 20º.

Verão, de junho a agosto, com temperaturas variando entre 25 º e 30º.

Outono, de setembro a novembro, quando as temperaturas caem até -20º.

Esportes:

O esporte mais popular é o hóquei, praticado por todas as idades e ambos os sexos. Outros esportes praticados: beisebol, futebol, basquete, curling, voleibol etc. A nossa intercambista faz parte do time de hóquei.

Kayley nasceu em Neepawa, uma pequena cidade com 4.000 habitantes. É uma cidade de imigrantes de todas as nacionalidades e, atualmente, tem uma grande imigração das Filipinas. Sua cidade é cheia de flores, tem um cinema de 108 anos, tem uma festa baseada nas flores mais encontradas, os lírios – Festival dos Lírios. As escolas funcionam das 8h30 às 15h30 e são todas públicas. A cidade é tão pequena que, de carro, podemos atravessá-la em cinco minutos.  Kayley é filha de uma professora e de um guarda da Polícia Montada do Canadá. Ele usa aquele famoso uniforme vermelho, mas apenas em ocasiões especiais, pois é um uniforme de gala. Ela tem quatro irmãos e cinco irmãs, e trabalha como salva-vidas na piscina pública. Kayley gostou muito do Brasil e de Socorro, e sua graça conquistou a todos. Para nos mostrar um pouco  de sua cultura ela trouxe para degustação panquecas e calda de caramelo de sirop e manteiga. Uma gostosura!

Esperamos que ela volte um dia  e seja sempre muito feliz.

Artigo anteriorÉ meu!!
Próximo artigoEdição de 06/06/2014
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias