Cannes é uma cidade do sul da França, situada à beira do mar Mediterrâneo, na Costa Azul. É um destino turístico movimentado, por sediar anualmente o Festival de Cinema de Cannes, o maior evento mundial da categoria. Tem população estimada em 73.000 habitantes.
Todos os astros favoritos do cinema já devem ter estado em Cannes. Se Hollywood representa tudo o que a sétima arte tem de mais grandioso, espetacular e pomposo, esta pequena cidade, que simboliza a Costa Azul, se encarrega de todo o glamour e a aura cool do universo das películas desde 1946.
O termo Costa Azul é utilizado para a parte do litoral sul da França no Mar Mediterrâneo, indo de Toulon a Menton, na fronteira com a Itália. Também chamada de Riviera Francesa, esta região é considerada uma das áreas mais luxuosas, caras e sofisticadas do mundo.
Desde a Idade Média até o início do século XIX, Cannes era uma pequena aldeia de agricultores e pescadores. No início da década de 1830, a aristocracia francesa e estrangeira construiu residências de férias na região, transformando gradualmente o local, em uma cidade turística.
O responsável pelo crescimento de Cannes é Lord Henry Peter Brougham (1778-1868), naquela época um respeitado e talentoso político. Ele descobriu Cannes em 1834, a caminho da Itália. Após ter comprado terras ao oeste de Suquet, ele se serviu de seus vários contatos com os políticos franceses, para ajudar a desenvolver a Riviera francesa.
Cannes fez parte do roteiro do grupo de Socorro, que esteve na Europa, entre os dias 1 e 21 de outubro, pela Cateto Turismo. O grupo passou pela cidade, quando seguia de Barcelona para Nice.
Dicas de lá
Na beira do mar, na sua célebre avenida da Croisette, já é possível sentir o impacto do que pode se encontrar na cidade. Ali estão os célebres hotéis – entre eles, Carlton e Majestic –, os cassinos, as lojas de alta costura e, claro, o palácio onde ocorre o Festival de Cinema e a entrega da disputada Palma de Ouro. A badalação atinge níveis estratosféricos na época do evento, maio, e no resto do ano a cidade fica mais tranquila, mas não menos instigante. Cannes possui até um bairro antigo, Suquet. Mas a associação entre a cidade e festivais badalados é tão forte e imediata, que outros eventos concorridíssimos também são ali sediados anualmente, há décadas: o Lions, que premia com seus famosos Leões de Ouro os melhores da publicidade, desde 1954, e o Midem, uma das maiores e mais importantes feiras de música, inaugurada em 1967.
Um passeio bacana para quem está em Cannes é ir de barco até as ilhas de Lérins, ao largo da costa, que fazem parte da cidade. Além do Boulevard de la Croisette e da Ilha de Lérins, os demais pontos turísticos a serem visitados são: Forte Real, Torre Suquet, Capela da Trindade, Praça Bartolomeu, Praça Santa Rosália, Capela dos Penitentes e Quiosque do Passeio da Liberdade.