Hoje: Capitólio  

Leitura obrigatória

Capitólio é um município mineiro, com 8.574 habitantes, em 2014 (IBGE). Conhecida, também, como a “Rainha dos Lagos”, seu clima é tropical temperado. Localizada a 371 km de Socorro, a quatro horas de carro, a cidade faz parte do Circuito Turístico Nascentes das Gerais, composto pelas cidades de Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Delfinópolis, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis e São João Batista do Glória.

Quem nos conta mais sobre o destino é Ana Lúcia Feitosa, que visitou a cidade com um grupo de 38 pessoas, entre os dias 13 e 15 de maio. “Adorei! Ficamos hospedados na Pousada Rio Turvo, os passeios são de lancha e chalana, cobrados à parte, e conhecemos lugares muito bonitos”, destaca a guia turística, que pretende voltar a Capitólio, em novembro. 

2 - cachoeira da lagoa azul XXPontos turísticos

O turismo na cidade começou no Balneário Escarpas do Lago, um condomínio de alto padrão, localizado a 6 km do centro de Capitólio, que hoje conta com passeios de lancha, no Lago de Furnas, mais conhecido como o “Mar de Minas”, e é uma das atrações mais conhecidas do local. Também no “Mar de Minas”, a prática de esportes náuticos é uma opção para quem quer se divertir nas águas de um dos maiores e mais limpos lagos artificiais do mundo.

As Cachoeiras Lagoa Azul, Trilha do Sol, essa com piscina de águas correntes e redário, e Cachoeira do Lobo; o Balneário Escarpas do Lago; a Cascatinha (com taxa de visitação) e a Cascata Eco Parque, permitem aos turistas muita diversão.

No Morro do Chapéu, ponto mais alto de Capitólio, são feitas trilhas pelos turistas, que sobem até no alto da montanha para agradecer, na capelinha com a imagem de Nossa Senhora dos Desamparados, pelas graças recebidas, além de poder prestigiar a vista do Lago de Furnas. Os canyons são outra atração da cidade, com várias quedas d’água de até 20 metros. A praia artificial municipal Domingos Gonçalves Machado, com 25 km², possui restaurantes, banheiros públicos e um calçadão para caminhadas, e quadras poliesportivas.

No centro, na Igreja Matriz, fundada em 1947, é possível apreciar a arquitetura contemporânea, com doze colunas e quadros representando a vida de Jesus.

Parque Nacional da Serra da Canastra

Com mais de 200 mil hectares, o Parque Nacional da Serra da Canastra abrange os municípios de Capitólio, Roque de Minas, Sacramento, Vargem Bonita, Delfinópolis e São João Batista do Glória, onde fica a cachoeira Casca D’Anta, de quase 200 metros e a primeira queda do “velho Chico”.

Onde ficar?

Em Capitólio há várias opções de hospedagem, com pousadas, como a Pousada Trilha do Sol, Pousada Fecho da Serra, Pousada Cachoeira do Lobo; o Balneário do Lago Hotel, Engenho da Serra Hotel & Ecoresort e o Cyrilo’s Palace Hotel, são algumas das opções.

2 - cachoeira da lagoa azul XX

 

 

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias