Hoje: Carnaval no Rio de Janeiro

Leitura obrigatória

Após dois dias de desfiles na Marquês de Sapucaí, as escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro se reúnem na quarta-feira de cinzas, para saber os resultados. Depois de divulgados esses resultados, as seis melhores escolas de samba se preparam para voltar ao Sambódromo, no sábado seguinte, para o Desfile das Campeãs. As escolas vêm saudar suas torcidas, se despedir da plateia e reafirmar suas posições no topo.

Neste ano, a grande campeã foi a Unidos da Tijuca que, com o enredo “Acelera, Tijuca”, homenageou o piloto Ayrton Senna, e convocou personagens velozes para disputar uma corrida: Speed Racer, Ligeirinho, Papa Léguas, Sonic, The Flash, Penépole Charmosa, Dick Vigarista (do desenho “Corrida Maluca”) e outros, “correram” com atletas, pilotos e invenções do homem, como o trem bala e a internet.

Ficando em segundo lugar, a Salgueiro levou à avenida a criação do universo para tentar o décimo título, que escapou por somente um décimo. Com o enredo “Gaia, a vida em nossas mãos”, a agremiação  utilizou a mitologia grega para explicar o início do universo.

No dia 8 de março,  a chuva forte que caiu no Rio de Janeiro, instantes antes do início do Desfile das Campeãs, acabou atrasando a festa e diminuiu o número de desfilantes na Sapucaí, mas não acabou com o clima de celebração. Já pela manhã, após cinco desfiles, de Grande Rio, Imperatriz, União da Ilha, Portela e Salgueiro, a Unidos da Tijuca comemorou o título, esquentada pelos primeiros raios de sol do domingo.

E, mesmo com a chuva, um grupo de socorrenses foi até o Rio de Janeiro para prestigiar este evento, que é um dos mais famosos de todo o país. Além de contemplar as seis melhores escolas de samba do Carnaval 2014 do Rio de Janeiro, a turma formada por Thais e Chico, Ivonete e Totonho, Cleide Milena, Amariles Ferraguti, Suzana Bovi, Inês Barghini, Maria de Lourdes Almeida, Cristina S. Pinto, Vera Lúcia, Sandra Passarela, Fátima, Solange, Vânia, Ivone e Irlene Pelatieri, fez um passeio pela cidade, passando por seus principais pontos turísticos.

Falem, Irlene e Ivone!

Todos os anos, a Cateto Turismo faz o pacote de viagens para o Desfile das Campeãs, na Marquês de Sapucaí, e decidimos comprar o pacote e aproveitar a viagem, para conhecer alguns pontos turísticos Rio.

Chegamos à cidade maravilhosa na sexta-feira, dia 7, e fomos direto para o hotel, somente para deixar as malas, e partimos para o bondinho do Pão de Açúcar. Como eu já tinha ido, anos atrás, sabia qual era o melhor horário para visitar o local: final de tarde. Foi incrível, pudemos acompanhar todas as luzes da cidade se acendendo, fazendo da vista do Rio de Janeiro que já é linda, um espetáculo à parte!

Saímos do bondinho e, mesmo cansadas, decidimos dar um passeio pela Lapa, onde degustamos um delicioso chope e nos encantamos com os famosos Arcos e a Escadaria, com 215 degraus, decorados em mosaico de azulejos coloridos. Vale ressaltar que, ao contrário do que costumam dizer, não vimos nenhum tipo de violência por lá, foi supertranquilo, uma noite agradável e com segurança.

No dia seguinte tínhamos planos para ir até o Cristo, porém, com o dia nublado, desistimos e partimos para o Forte de Copabacana, um lugar fantástico, perfeito para quem quer conhecer a história do Rio de Janeiro. Naquele mesmo local, fomos visitar uma filial da histórica Confeitaria Colombo.

Passeamos pela praia e fomos até o Arpoador, mas já que o desfile era no mesmo dia, não ficamos por muito tempo.

Passamos em uma feirinha, onde compramos alguns adereços para nos enfeitarmos para a Sapucaí, voltamos para o hotel, vestimos nossos abadás e saímos às 19 horas, com destino ao Desfile das Campeãs, marcado para as 21 horas.

Chegando ao local, à primeira vista, não é muito animador, muita gente, muita van, aquele alvoroço… Mas nada como entrar naquele Sambódromo para nos esquecermos deste trecho. Ficamos no friso, próximos à passarela do samba, onde o público pode contar com toda a estrutura necessária: bar, banheiro, assistência médica etc.

A sensação de estar ali é indescritível! É como se não houvesse nenhum lugar além da Sapucaí… Um teatro ao ar livre, com belos artistas, tantos os famosos que fazem parte do desfile, quanto aqueles que se empenham, se fantasiam uma (ou duas no caso) vezes por ano para estar lá, como profissionais. Qualquer problema se torna mínimo diante de tudo o que a gente presencia… Uma explosão de alegria, durante todo o desfile, até a última escola, a Tijuca, que saiu logo quando amanhecia, e parecia uma das primeiras, de tanta emoção que passam para o público.

Saímos da Marquês de Sapucaí às 6h30 da manhã e, ao invés descansarmos para a volta, decidimos dar uma passadinha no Cristo Redentor. Outro espetáculo e, ao mesmo tempo, um misto de culturas diversas, com pessoas de tudo quanto é lugar do mundo por lá: japonês, alemão, russo, espanhol etc.

Resumindo: é um passeio que vale muito a pena conferir, pelo menos uma vez na vida!

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias