Hoje: Carrancas

Leitura obrigatória

Se o paraíso existe de fato, talvez esteja situado em Carrancas- MG: cidade de águas doces e cristalinas. A uma distância média de 400 km de Socorro, Carrancas é conhecida por suas belas cachoeiras de águas transparentes que, facilmente, encantam os olhos de quem as vê.

O relato é da socorrense Raquel Costa Silveira que, recentemente, esteve na cidade, pela quarta vez. Confira!

Incontáveis qualidades

A maior parte das cachoeiras é de fácil acesso,  por meio de trilhas de níveis fáceis a médios. Algumas ficam distantes ou em propriedades particulares, com  acesso controlado ou um pouco mais difícil.  Porém, a cidade também conta com serviços de guias que levam os turistas para conhecer, de forma segura, a diversidade das cachoeiras e suas belezas naturais. Contamos com os serviços de Sandro Silva, um guia autônomo que esbanja simpatia, segurança e amor pela profissão. Há cachoeiras para quem gosta de quedas d’água, de nadar e mergulhar ou para quem gosta simplesmente de contemplar a beleza das águas translúcidas em pedras areníticas que, por sinal, são lindas e bem características da  geologia da região. Há inúmeras maneiras de apreciar e desfrutar as belezas naturais de Carrancas, porém, sempre de maneira respeitosa, colaborando com a preservação da fauna e da flora do cerrado mineiro.

Para aqueles que curtem mais admirar e contemplar a paisagem,  Carrancas não deixa por menos: Montanhas de onde se vê um belo pôr do sol também podem ser encontradas no município,  privilegiando-nos com uma vista de 360 graus das lindas serras e paisagens mineiras.

Para quem gosta de história, a cidade situa-se em um trecho da Estrada Real: caminho que foi oficializado pela coroa portuguesa, para o transporte de ouro e diamantes de Minas Gerais para os portos do Rio de Janeiro, durante o período do Brasil Colônia.

A economia da cidade gira em torno do turismo e seu período de funcionamento dá-se na maior parte do dia. Durante a noite, Carrancas conta com alguns restaurantes e pizzarias . O turista encontrará, também, algumas lojas de artesanato que procuram manter vivos os costumes da cultura local.

Aventureiros ou não, a cidade contempla a todos, ao oferecer boas hospedagens. Para os que curtem contato mais íntimo com a natureza, há opções de camping com preços acessíveis e boa infraestrutura, que dão acesso direto a algumas cachoeiras. Já os que preferem um pouco mais de conforto, a cidade conta com serviços de pousadas que oferecem aposentos de diferentes comodidades, com café da manhã  ou da tarde.

Carrancas deixa uma marca no coração de quem passa por ela. O aconchego da cidade com pouco mais de quatro mil habitantes, das pessoas e da beleza ímpar da natureza são lembranças que permanecem na mente de quem a conhece. Resgata a memória daqueles que, ainda crianças, sentiam o prazer de comer amora no pé e de sentir o cheiro do bolo da vó, num domingo à tarde. Dentre as incontáveis qualidades de Carrancas, encontrei um único defeito: você retorna para casa com uma saudade que só Carrancas deixa e com uma enorme vontade de voltar o quanto antes!

Artigo anterior
Próximo artigo
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias