Hoje: Cartagena das Índias

Leitura obrigatória

Cartagena das Índias foi fundada em 1533 e, durante anos, esteve escondida atrás de altas muralhas de pedras. Era a época dos constantes ataques piratas e sobravam motivos para proteger o porto mais importante de todas as Américas, já que sua posição estratégica guardava o desejado tesouro espanhol. Atualmente, a invasão é de turistas.
Com 1,2 milhão de habitantes, Cartagena das Índias é um dos charmes da Colômbia. É, também, o lado light do Caribe, o oposto de Cancun (no México – que possui seus hotéis imensos e comércio completamente direcionado para o turismo).
Com calor o ano inteiro, a cidade é motivo de orgulho para os colombianos. É Patrimônio Histórico da Humanidade, pela Unesco, e guarda um dos conjuntos arquitetônicos mais preservados do continente.
Ruas estreitas de paralelepípedos, casinhas coloridas e tipicamente espanholas, com varandas repletas de flores, casarões coloniais com sacadas de madeira, becos iluminados por lampiões e fortes com canhões apontados para o mar. O cenário fica mais belo à noite, quando parte das ruas se fecha para a passagem das carruagens, levando os turistas.
Mesmo estando um pouco afastado da praia, o centro histórico ganha um charme extra por estar todo cercado pela muralha, com cerca de 11 km de extensão. É possível caminhar pela muralha e, sem dúvida, obter os melhores cenários para fotos. De cima da muralha se vê de um lado, todo o mar do Caribe e a parte moderna da cidade, reconhecida, também, pela qualidade das esmeraldas que vende. É lá que está localizada a casa do escritor Gabriel García Márquez, do livro “Relato de um Náufrago” e onde, no mês de agosto, eu (Marisa) e o Junior pudemos visitar.

O que fazer lá?
Não pense duas vezes: se precisar, vá de taxi. É barato e resolve, embora a frota seja velha, em sua maioria.
Visite o magistral Castillo San Felipe, um imenso forte construído nos séculos 17 e 18 pelos espanhóis, para defender as terras de Cartagena. Finalizado em 1657, é a maior construção militar espanhola erguida no Novo Mundo e proporciona uma visão estratégica de Cartagena. É possível passear por algumas das suas passagens subterrâneas. Já o Monastério de la Popa fica no alto de um monte de onde se pode ter uma bela vista da cidade. Lá fica o Convento de Nuestra Señora de la Candelária, que atrai muitos romeiros.
São muitas as belas praças como a Plaza das Armas, Plaza de los Coches, Plaza de la Aduana, Plaza de San Pedro Claver e Plaza Santo Domingo, onde fica a Figura Reclinada 92, famosa escultura de Fernando Botero.
À noite, faça um passeio de Chiva, uma espécie de ônibus aberto que faz um tour noturno, com música latina e bebidas.
Cartagena não deixa nada a desejar no quesito gastronomia. Frutas tropicais são vistas em quase todas as refeições e vendidas pelas ruas, pelas palenqueras, que usam trajes coloridos. O restaurante El Santíssimo, com diversos tipos de peixes e o típico arroz com leite de coco, é um dos mais famosos. Destaca-se, também, a culinária argentina (Quebracho), peruana (Peru Mar), japonesa, além de deliciosas gelaterias (Gelateria Paradiso). No La Vitrola, só entra quem fizer reserva e homens, de calça comprida. Lá, também recebe o tradicional Hard Rock Café.
Em cima das muralhas, fica o Café Del Mar que, ironicamente, não serve café, mas ótimos drinks e petiscos, onde se pode acompanhar o pôr-do-sol. Também não deixe de visitar um dos vários e deliciosos cafés Juan Valdez, já que a Colômbia abriga um dos melhores grãos de café do mundo.
Se preferir praia, visite o Arquipélago das Islas del Rosário, como a Ilha de San Pedro de Majagua ou a Isla del Encanto. Já de carro, é possível visitar a Playa Blanca, a mais bela, porém, ainda sem infraestrutura para receber os turistas.
Viva e reviva Cartagena!

Serviço
www.cartagenadeindias.travel
www.cafedelmarcartagena.com
www.restaurantequebracho.com
www.cartagenacaribe.com/restaurantes/peru-mar
www.elsantisimo.com
www.hardrock.com/cartagena
www.juanvaldezcafe.com

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias