Se o que você procura é passar uns dias românticos ou aproveitar uma vida noturna inigualável, num lugar mágico, onde a história se mistura com a modernidade e o típico se confunde com a influência da cultura europeia, nós lhe damos as boas-vindas a Cartagena de Índias.
Declarada pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade em 1984, Cartagena soma aos encantos de sua arquitetura colonial, republicana e moderna, os atrativos de uma intensa vida noturna, festivais culturais de renome internacional, paisagens exuberantes, magníficas praias, excelente oferta gastronômica e uma infraestrutura hoteleira e turística para todo tipo de orçamentos. Cartagena é a joia do Caribe colombiano.
Por suas histórias de piratas, suas praias douradas, sua arquitetura, suas festas e suas comidas, Cartagena é o destino predileto dos viajantes colombianos e dos estrangeiros que visitam o país. A cidade respira sensualidade e as opções se multiplicam para o viajante. A hora é determinante para escolher entre os planos de praia, mergulho ou snorkeling, e entre os restaurantes, bares, compras, ou, simplesmente, planos de romance. E foi para esse lugar paradisíaco que o casal Dênis e Denise embarcou, para desfrutar a lua de mel e eles nos contam um pouco sobre a viagem, além de dar importantes dicas sobre o destino.
Falem, Denis e Denise!
Começando pela dica de hospedagem, indicamos, para quem quer ficar longe da cidade, o Resort Estelar Grand Playa Manzanillo, no bairro de Manzanillo, a uns 12 quilômetros do aeroporto internacional de Cartagena. Se for ficar em resorts, escolher os que têm sistema “all inclusive”.
Com relação aos pontos turísticos, existe a Cidade Muralhada; com um ambiente de filme de época, possui uma arquitetura fantástica, dando a impressão de que o tempo parou por lá, mesmo com algumas casas sendo reestruturadas. Uma dica é fazer o passeio de charrete, pelas ruas da Cidade Muralhada; vale negociar fazer meia hora de passeio pela manhã e meia hora de passeio à noite, bem romântico. Para curtir a noite e ouvir outro ritmo de música que não música caribenha e salsa, visite o Hard Rock.
Fomos também para a Ilha del Encanto, uma ilha particular, na qual chegamos com lancha, que sai todos os dias da marina da cidade para diversas ilhas do Arquipélago do Rosário, um passeio imperdível, pois se trata de uma praia linda, com atendimento fantástico. Um detalhe: as ilhas são ideais para fazer compras, pois não existe cobrança de impostos nos produtos.
Como dica gastronômica, vale o Restaurante San Pedro, localizado na Praça de São Pedro, que fica dentro da Cidade Muralhada. Contamos com um delicioso jantar à luz de velas, em frente à igreja, ao lar livre, com mesas na praça: romântico e inesquecível.
Na Praça Santo Domingo pudemos contemplar um pouco da arte e cultura do país. É só aguardar, que começam a aparecer; o destaque vai para um grupo de Dança Negra que existe desde a época dos escravos. Na mesma praça, é possível encontrar restaurantes de carnes, aves, massas e culinária típica.
Visitamos também o Museu da Inquisição, um lugar meio sinistro, pois existem muitos instrumentos de tortura, utilizados na época da inquisição da Igreja Católica. Porém, nos faz pensar e entender um pouco a história do lugar.
Outras dicas turísticas são também o passeio de Chiva, um ônibus turístico, típico de Cartagena, com som ambiente e muito animado; ver o pôr-do-sol do restaurante Café Del Mar, onde também há música eletrônica, tipo House e eletronic dance music; e fazer compras no centro comercial de San Andresito, preços melhores do que na Cidade Muralhada. A moeda do país é o Peso Colombiano. O dólar americano é bem aceito nas casas de câmbio, mas conferir antes, pois pode ser mais vantajoso trocar o real brasileiro por pesos.
Atenção, não se esqueça de trazer o café colombiano, que é muito bom; de levar repelente para insetos e, de preferência, medicamentos antialérgicos, para quem for ficar em resorts longe do centro ou for fazer passeios pelas ilhas.
As praias do centro da cidade não são boas, água escura e areia batida. Para quem quer clima de praia visite somente as ilhas particulares, como a Ilha Del Encanto e Ilha Del Pirata. Os táxis são muito baratos; por outro lado, evite pedir ajuda aos guias turísticos, estes sim, são muito caros.
A viagem foi maravilhosa. Vale a pena conhecer!