A Chapada dos Veadeiros é a região de cerrado de altitude, do estado brasileiro de Goiás. Abrangendo vários municípios, dentre eles São João d’Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Cavalcante, sua altitude ultrapassa 1600 m. A Chapada dos Veadeiros abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado patrimônio natural mundial.
Quem compartilha sua experiência no belo parque do nosso Brasil é Flavia Balderi. Confira!
Um beleza natural!
A visita na Chapada dos Veadeiros já era planejada há alguns anos, principalmente pela vontade de visitar o Parque Nacional. Conhecer todos os parques nacionais é uma de minhas metas pessoais. E a indicação de uma amiga que tinha ido, recentemente, aguçou ainda mais minha vontade de estar lá. Conciliei a vontade de viajar sozinha com alguns dias de férias e me aventurei nessa viagem, que foi incrível.
O parque, que era meu objetivo, nada deixou a desejar. As trilhas são auto guiadas e a paisagem, a cada passo, parece inovar com tanto encantamento. E as trilhas dos Saltos do Rio Preto, de 80 e 120 metros de altura, são imperdíveis. É o cartão postal do parque.
Além de maravilhosa e encantadora, a Chapada é um lugar místico e mágico… A receptividade do local é indescritível. Para quem busca a paz, a inspiração e o autoconhecimento, esse é o lugar.
As comidas também são muito boas. Muitas opções veganas e vegetarianas. O que para alguns pode não parecer tão atrativo, pode ser surpreendente experimentar uma alimentação mais saudável e natural.
Paisagem exuberante, cachoeiras magníficas, corredeiras de águas cristalinas, conexão total com a natureza, tudo isso faz da Chapada um lugar apaixonante, sem contar que o Cerrado é lindo! Um bom período para conhecer o local é a partir de maio, quando as plantas do Cerrado começam a florir.
Um passeio muito bonito é a cachoeira Santa Barbara, que fica em Cavalcante, um dos cinco municípios da Chapada. A água é uma das mais lindas de Veadeiros. Essa cacheira fica próxima à comunidade dos Kalunga, um povoado (quilombola) que vive nessa região. As terras pertencem a eles. Visitando o local, é possível conhecer um pouco da cultura dessa comunidade.
As Cataratas dos Couros também são muito bonitas. São várias quedas e corredeiras de água no rio do Couros, que recebe esse nome em razão à caça, que era intensamente realizada na região. Os caçadores, assim que abatiam os animais, colocavam os couros para secar por cima da vegetação nativa, próxima ao rio.
Vale a pena conhecer o vilarejo de São Jorge, que fica em Alto Paraíso de Goiás, um dos principais municípios da Chapada. A vila é bem charmosa, com cerca de 700 moradores, uma graça. Lá me hospedei num hostel, uma opção muito boa para quem viaja sozinho. É uma oportunidade incrível de conhecer pessoas e ter ótimas companhias.
Outro lugar que conheci foi o Vale da Lua, cuja peculiaridade é ser uma região de rochas de granizo esculpidas pela água, e que recebeu esse nome, por assemelhar-se à superfície da lua. Raizama e Morada do Sol são trilhas incríveis e, também, é uma grande oportunidade de conhecer de perto a belíssima diversidade do Cerrado.
Em todos os passeios a gente tem a oportunidade de entrar em cachoeiras, poços ou corredeiras. As águas geladas da Chapada são renovadoras. Lugar excelente para recarregar as energias. Voltarei mais vezes, com certeza, para poder conhecer outros recantos que tornam esse local ímpar! Vale a pena conhecer!
Participe!
Conhece algum lugar legal? Conte-nos sobre sua viagem: pelo