Curaçao situa-se no sul do Caribe. O território do país inclui outra ilha desabitada, denominada Klein Curaçao.
Curaçao ou Curaçau, também conhecida em Portugal como ilha da Curação, é a maior ilha do antigo arquipélago das Antilhas Neerlandesas e um país autônomo, constituinte do Reino dos Países Baixos. Os nomes dados inicialmente à ilha (1501), foram Curasorbo e Curasoto, significando, respectivamente, “trago de bebida para cura” e “matagal de cura”. Assim se entende a palavra “curação” (arte de curar) e não com o significado de “coração”. Há, também, a teoria de que o nome tem origem no fato de aí se produzir um licor a partir de cascas de laranja-da-terra, cravo e canela (o famoso licor Curaçao). Os holandeses assim denominaram a ilha, por não serem capazes de pronunciar “Ilha da Curação”, nome dado originalmente por navegadores portugueses que ali viram a cura de doentes atacados pelo escorbuto. Provavelmente, terão sido salvos pelas vitaminas dos frutos que ingeriram na ilha.
Ali se encontra a famosa Ponte Rainha Emma de Curaçao, reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade, foi construí-da em 1888, e é considerada uma das pontes mais singulares de todo o mundo. É uma ponte flutuante articulada, que se abre lateralmente para permitir a passagem de embarcações. Também chamada de “A Velha Dama Oscilante”, a Ponte Rainha Emma, sustentada por botes flutuantes, conecta a zona leste (Punda) à zona oeste (Otrabanda) da cidade de Willemstad, a capital de Curaçao, sendo fundamental para a viabilidade do porto e do centro da cidade.
Em Curaçao, encontram-se cerca de 35 hotéis e resorts, a maioria com cassinos, onde os jogos ocorrem dia e noite, e para os quais vêm turistas do mundo todo.
Quase todas as praias de Curaçao estão localizadas na costa protegida e calma do sudoeste, onde as águas são calmas e claras, de tirar o fôlego!
Quem lá esteve, foi o casal Elton Benati e Graziela Faria, que conta um pouco do que viram nessa ilha repleta de novidades.
Eles contam:
Curaçao é uma ilha encantadora, complexa e colorida, com natureza exuberante e areias muito brancas, águas em sete tons de azuis, povo acolhedor que nos recebe em seus 4 idiomas falados na ilha, papiamento (a língua nativa da região), espanhol, inglês e holandês; a ilha expressa sua história por meio de povo, museus, fortes, galerias, casas de terra e locais históricos. Curaçao não é mundialmente famosa por causa de suas praias. Talvez seja porque a maioria delas fica escondida, ao longo da calma e protegida costa sudoeste, onde as águas são cristalinas e o isolamento é tão natural quanto as marés.
O estilo colonial encontra as cores caribenhas, e a rica história de Curaçao ganha vida na impressionante arquitetura vista por toda a ilha, especialmente na capital Willemstad.
A música de Curaçao é uma mistura de fluídos de ritmos africanos e sons étnicos de todo o mundo. A dança espanhola, valsa austríaca, a polca boêmia e a quadrilha francesa.
Estes são apenas alguns dos sons que influenciam uma geração de artistas, em uma ilha com uma paixão por fazer música para você se movimentar.
Hospede-se com conforto, em grande estilo, em vários hotéis, resorts, pousadas, apartamentos e bangalôs. Hospede-se por uma semana, por um mês, porque eventualmente você vai precisar dormir.