Hoje: Delfinópolis

Leitura obrigatória

Delfinópolis é um município brasileiro do sudoeste do estado de Minas Gerais, localizado ao pé da Serra da Canastra, que se estende numa área total de 1.171 km². Sua população é de cerca de 8 mil habitantes, estando metade na zona urbana.

Em seus limites há grandes propriedades rurais, que utilizam sua terras para a agropecuária, merecendo destaque o desenvolvimento do setor turístico.

O município faz parte do circuito turístico Nascentes das Gerais e tem como principal atração turística o Complexo do Claro, um conjunto de cachoeiras localizadas próximas ao centro da cidade. Cerca de 100 cachoeiras compõem o cenário dos espelhos de água cristalina e atraem visitantes de todo o país.

Em busca das belas paisagens Beatriz Fontana e Rodrigo Formágio lá estiveram, em 2010, visitando parte das cachoeiras e percorrendo as trilhas, que revelam paisagens fascinantes, com flora e fauna típicas do cerrado e bem preservadas.

A chegada ao município foi feita por balsa, que funciona 24 horas. A travessia é de apenas 15 minutos sobre o Rio Grande.

Segundo eles, algumas dessas cachoeiras ficam dentro de complexos e possuem boa estrutura para atender ao turista. Porém, outras têm acesso mais difícil, e é necessária a utilização de um veículo 4×4, como o acesso à cachoeira do Zé Carlinho e do Ouro. Mesmo assim, na cidade, existem alguns guias que possuem transporte específico para esses lugares. É possível agendar os passeios, mas com antecedência. Uma das pousadas possui o “Papa-Serra”, um caminhão reformado do exército para transportar os turistas até os lugares de difícil acesso! Não é necessário estar hospedado na própria pousada para participar do passeio. Outras pousadas oferecem uma estrutura mais simples, mas, com a boa e tradicional comida mineira, seduzem os visitantes.”

A cidade abriga Serras, Montanhas, Vales e Chapadões.  “Um paraíso ecológico que merece ser visitado”, recomendam.

Participe!

Conhece algum lugar legal? Conte-nos, também, sobre sua viagem: [email protected]

Artigo anterior
Próximo artigo
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias