Hoje: El Calafate

Leitura obrigatória

Viagem - EL CALAFATE 1 xx

O glacial Perito Moreno, principal atração turística de El Calafate

 

El Calafate  é uma pequena cidade localizada na província de Santa Cruz, Argentina próxima a fronteira com o Chile, distante cerca de 270 Km da capital provincial: Rio Gallegos.

É a cidade mais próxima ao Parque Nacional Los Glaciares, a cerca de 80 quilômetros da maior geleira em extensão horizontal do mundo: Glaciar Perito Moreno.

É uma pequena cidade, em franco desenvolvimento turístico, oferecendo boa estrutura hoteleira, um aeroporto moderno e ótimas opções de turismo; possui clima frio, com média anual de sete graus, temperaturas máximas por volta dos treze graus e mínimas por volta dos dez abaixo de zero.

A maior atração é o extraordinário Parque Nacional Los Glaciares, fundado em 1937 e declarado patrimônio da humanidade em 1981. Possui extensão de 725 mil hectares. Nele se localizam as imponentes sentinelas de neve depositada por séculos em suas origens, no alto da cordilheira dos Andes, os glaciares Perito Moreno, Upsala, O’nelli, Spegazzinni, entre outros. Eles descem por extensões de que chegam a 170 km, formados basicamente de neve compactada, possuindo milhares de nuances do branco ao azul. A sua maioria termina no lago Argentino, onde se fragmentam desde farelo de gelo a grandes icebergs, descendo lentamente o leito do lago até seu derretimento. Os glaciares movem-se até um metro por dia, atritando-se violentamente com o terreno, moldando-o e lançando no lago sedimentos finíssimos, que ficam em suspensão na água, formando o leite dos glaciares.

Quem nos conta sobre El Calafate, cidade da Patagônia Argentina, é Lauren Salgueiro Bonfá, que lá esteve em viagem de lua de mel, com o marido Alexandre.

 Fale, Lauren!

Viagem - EL CALAFATE 3 xxFoi uma grata surpresa a cidade de El Calafate. Linda, pequena, parecia cidade de cinema. Quando chegamos (após fazer conexão em Buenos Aires), o guia nos disse que era uma cidade fria, mas com clima seco, pouca chuva e nevava pouco, portanto, não precisaríamos de roupa de neve para fazer os passeios.

Conforme dito acima, a atração da cidade é o Parque Nacional dos Glaciares, a 1 hora de distância, portanto, os passeios começavam às 7 e meia da manhã (isto porque somente amanhecia às 9 horas) e terminavam no final do dia.

Ao entrarmos no Parque Nacional e pegarmos a embarcação para chegar ao refúgio (lugares aquecidos, no meio dos bosques), contrariando o guia, começou a chover, e começamos a avistar os glaciares.

Nossa, é uma das coisas mais lindas que já vimos! Um azul que brilha, confundindo-se com o céu, tão grande, tão imponente.

Fazer minitrekking no glacial Perito Moreno (glacial que possui a mesma estrutura, sem movimentação, mas que apresenta rupturas em suas paredes de águas congeladas que foram se unindo, mas se soltam com o tempo) foi uma experiência maravilhosa. Inicia-se, colocando os grampos nos pés sobre o sapato e começa-se a caminhada de quase duas horas. É emocionante caminhar no gelo, mesmo tendo que cumprir determinações do guia – como descer levantando os joelhos, subir com os pés com as pontas abertas, tirar fotos somente quando permitido, entre outras, para evitar, claro, escorregões e quedas. E o mais incrível para nós, contrariando novamente o guia de turismo, nesse momento começou a nevar. No final desse minitrekking (é mini porque tem outro passeio de quase 3 h), somos recebidos com uísque ou água com gelo do glacial, pego na hora.

Depois, continua-se o passeio, percorrendo as passarelas para observar de perto o Glacial Perito Moreno e torcer por uma ruptura de sua parede.

Também há o passeio de barco de um dia todo pelo Parque Nacional, para observação de todos os glaciares, com paisagens de “tirar o fôlego”. E, ainda, há passeios como 4×4, entre outros.

Em El Calafate não deixem de comer o cordeiro patagônico (e não o Uruguaio, como nos disseram), pois é a sua comida típica.

Na próxima semana, Lauren fala sobre Ushuaia.

 

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias