Hoje: Finisterra  

Leitura obrigatória

Finisterra é um município da Espanha, na Galicia, com singelos 29,4 km² de área e, em 2013, contava com uma população de 4907 habitantes.

O seu nome deriva- se da expressão latina finis terrae, isto é “fim da terra”. O cabo Finisterra, que se estende a sudoeste da vila, situada cerca de 100 km a oeste de Santiago de Compostela, é considerado, por muitos, o verdadeiro fim do Caminho de Santiago, e muitos peregrinos, após visitarem Santiago e a sua catedral, continuam a peregrinação até ao extremo do cabo.

Os socorrenses Silvio Sacco e João Luis Mazollini (Joca) foram alguns deles. Depois de percorrer os 840 km do caminho de Santiago de Compostela, aonde chegaram no dia 1º de maio, seguiram para Muxia, e ficaram impressionados com uma igreja à beira-mar, dando a impressão de que a água da maré entra por dentro dela e, dali, foram até Finesterra, considerada, nos primórdios do tempo, o fim do mundo.

De cima do penhasco, os socorrenses contemplaram uma vista a perder-se no horizonte, com o oceano que parece descer pelo globo terrestre: realmente, como se ali fosse o fim da terra. E, além de representar o fim de uma jornada, o Caminho de Finisterra simboliza, também, o início de outra: a volta, o reinício, o recomeço para o peregrino.

A região está situada nos confins do velho continente, em um dos pontos extremos da Europa. É considerada uma terra mágica, cheia de lendas e tradições que, a cada dia se projeta, transformando-se em um polo turístico. As pessoas que visitam a região sentem-se encantadas pela beleza das paisagens costeiras, pela riqueza do seu patrimônio histórico, pelos seus imponentes faróis, pela magia de suas pedras e, como não dizer, pela sua excelente gastronomia.

 

Participe!

Conhece algum lugar legal? Conte-nos sobre sua viagem: pelo

contato@jornalomunicipio.com.br

Artigo anteriorOps!  
Próximo artigoEdição de 24/06/2016
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias