Hoje: Gramado e Canela/RS

Leitura obrigatória

Gramado-Canela é uma das microrregiões do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, pertencente à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre. Sua população foi estimada em 2005, pelo IBGE, em 298.028 habitantes e está dividida em quinze municípios. Possui uma área total de 2.621,649 km².

Andrea Aline Golo nos conta sua experiência, ao conhecer esse roteiro turístico oferecido pela Agência La Vie Viagens e Turismo, onde trabalha. Ela ganhou essa viagem como prêmio dado à agência, uma das 10 do Brasil que mais vendeu esse destino.

Fale, Andrea!

Fomos recepcionados no aeroporto de Porto Alegre, pela própria equipe da Brocker Turismo, que nos levaram a Gramado, no percurso de 2 horas.

No primeiro dia tivemos uma noite tipicamente gaúcha, com o jantar na Churrascaria Garfo & Bombacha na cidade de Canela, onde fomos surpreendidos por pessoas originalmente vestidas, nos tirando para dançar o famoso Vanerão. Muito bom, me diverti muito!

Em Gramado, pude conhecer o Lago Negro, o Museu de Cera Dreamland (réplicas de artistas como Michael Jackson, Elvis Presley, Piratas do Caribe, dentre outros); Museu Harley Motor Show (maravilhoso, por sinal, funcionava como um PUB, onde aconteciam os happy hour de sexta-feira); o Super Carros (onde você pode dirigir a máquina dos seus sonhos, pois reúne as maiores marcas de carros importados, além de acessórios e equipamentos) e Hollywood Dream Cars (com carros utilizados em grandes produções de cinema).

Ainda em Gramado, pude apreciar o Fantástico Mundo Subterrâneo das Pedras Preciosas com mais de 150 pedras preciosas cravejadas na rocha pelos mais de 80 metros de galerias, dentre elas a ametista, ágata, citrino etc. Fomos ao Parque do Gaúcho, composto por restaurante, arena e baias, lugar amplo com várias atrações rurais, como tirar leite, adestrar cavalos, vacinação de gado, dentre outras.

Já em Canela, ficamos com o tour de parques: Alpen Park, com mais de 950 metros de descida de montanha de trenó, cinema 4D, escalada, rapel, arvorismo, além da montanha russa; Terra Mágica Florybal, com mais de 1000 esculturas de dinossauros, índios, animais e personagens bíblicos, esculpidos no cimento, fibra de vidro e ferro, além das réplicas animadas de dinossauros, cinemas 4D e 7D; Mundo Gelado, que asimula experiência em uma caverna no Polo Sul, a -10°C, escultura no gelo como cama, mesa, sofá, vaso sanitário e bar; Mundo a Vapor, onde se encontram réplicas e cenários em movimento constante, além de usinas em miniaturas. Logo na entrada, temos o cenário do acidente com a locomotiva de Paris, em 1895, a qual, desgovernada, colide com a parede da estação, atravessando-a e precipitando-se na rua; Minimundo, começando com a boa vontade de um avô que gostava de surpreender os netos com cenários em miniaturas, fazendo sua primeira criação em 1979, com a casa das bonecas, para sua neta. Depois, para não deixar o neto com ciúmes, terminou uma ferrovia em 1981 e, sem se dar conta, começou a montar os mais de 22 cenários que hoje são visitados pelo público; Snowland, na grande e esperada atração, conheci a obra do maior e 1º parque de Neve das Américas, com mais de 30 atividades para toda a família. A inauguração está prevista para outubro 2013.

No sábado, participei do workshop da Brocker (empresa responsável pelo receptivo da Serras Gaúchas), no Gramado Máster Palace, onde se reuniram as principais cidades da região, para o evento. Terminou, então, a recepção aos agentes e operadores de viagens na Vox Music, com uma noite muito animada.

No domingo, fomos assistir a um espetáculo na cidade de Gramado, único espetáculo anual que faz parte do Natal Luz, o KorvatunturI, maravilho! É um show mágico e sensorial sobre uma história cativante, que mostra os verdadeiros valores da vida. Espetacular!

O evento encerrou-se no restaurante Torquês, com as mais diversas comidas alemãs e um café colonial divino.

O que mais me chamou a atenção, nessa viagem, foi a vontade que os gaúchos e os imigrantes têm de conservar a sua cultura e a garra e determinação das cidades reunidas, para que isso aconteça.

Gosto de lembrar que o carro chefe da Serras Gaúchas nem sempre foi a cidade de Gramado e sim Canela, a qual, por problemas políticos, passou por um fase ruim no turismo, fase esta que já terminou.

Programe-se para os principais eventos da Serra Gaúcha:

Canela: Natal em Canela – 09/11/2013 a 06/01/2014.

Gramado: Natal Luz – 01/11/2013 a 12/01/2014.

Caxias do Sul – Espetáculo Som & Luz, a partir de Setembro 2013.

Participe!

Conhece algum lugar legal? Conte-nos, também, sobre sua viagem: contato@jornalomunicipio.com.br

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias