Hoje: Instituto Inhotim  

Leitura obrigatória

 

O Instituto Inhotim está situado na cidade de Brumadinho/MG, distante 60 km de Belo Horizonte. Trata-se de um grande museu com obras de artes expostas a céu aberto, assim com galerias e jardim botânico. Funciona de terça-feira a domingo, das 9h30 às 16h30. Este é o último passeio sugerido pelo guia de turismo socorrense, Eduardo Silva, em seu roteiro de viagem “cidades históricas”.

E para falar sobre o local, convidamos Moacir Schulz de Carvalho, a quem agradecemos pelas gentis dicas, abaixo descritas.  Confira!

Chegar à entrada do Instituto Inhotim é sempre uma enorme emoção, pela grandiosidade e beleza dos 400.000 metros quadrados do estrelado.

É o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo, cercado por um majestoso jardim botânico. Caminhar por sua enorme área, que ostenta uma das maiores coleções de espécies vivas entre os jardins botânicos do país, é uma experiência única. Mas é pela arte que Inhotim ganha cada vez mais notoriedade. São 22 galerias, quatro delas para exposições temporárias, que abrigam obras de mais de 100 artistas, de 30 diferentes nacionalidades: instalações, esculturas, desenhos, fotos e vídeos que chocam, encantam e estimulam a participação do visitante.

Por que é 5 estrelas? Porque nada no mundo se compara a Inhotim. Seu idealizador, o minerador Bernardo Paz, projetou um espaço com jardins amplos e exuberantes, que dialogam com as obras de arte e arquitetura das galerias. A estrutura é de primeira: restaurantes, lanchonetes, monitores, limpeza e conservação impecáveis.

Preste atenção na audioinstalação de Janet Cardiff e George Bures, que corresponde à narração de um sonho; na instalação sonora Forty Part Motet, também de Janet Cardiff, com 40 caixas de som que reproduzem as vozes de um coral; no pavilhão do artista Matthew Barney (que parece um óvni espelhado no meio da mata); na galeria Doug Aitken, de onde se ouve o som da terra; na galeria de Cildo Meirelles, uma impactante casa com todos os cômodos e objetos revestidos de vermelho. As crianças se divertem nas Cosmococas de Hélio Oiticica – sala que produz estímulos sensoriais, além das 350 espécies de palmeiras, e bancos com cerca de 5 a 10 metros, esculpidos de um único tronco de árvore.

A melhor foto pode ser clicada da escultura Elevazione, de Guiseppe Penone, uma imensa “árvore” suspensa, com raízes à mostra; da Magic Square, de Hélio Oticica, na qual nove paredes coloridas contrastam com o verde, em frente ao maior lago do Instituto; das 70 vigas de ferro despejadas em pé, numa piscina de concreto, por Chris Burden, no alto de uma colina – oportunidade para captar arte e natureza num mesmo clique; e dos Fuscas coloridos, perto da entrada das Cosmococas, um dos cartões-postais do instituto.

Em uma das galerias, parecido com um quiosque, só quando nos aproximamos é que percebemos que ele é todo espelhado, refletindo a mata ao seu redor, e a maior surpresa é quando adentramos no seu interior, todo espelhado, em que a projeção em holografia, de casais dançando no espaço, leva as pessoas a dançarem, também.

No pavilhão da Artista Adriana Varejão, as perspectivas são um encontro à parte.

Logo após a entrada do Instituto, um dos pavilhões abriga uma agradável cafeteira, biblioteca, sala de estudos, cinema, e sua cobertura é um grande lago, com uma obra da Artista Iaio Kusama, intitulada “Narciso”, com grandes bolas de aço inox flutuando ao sabor do vento, nelas refletindo os visitantes.

Ou seja, em quase todas as obras, os visitantes interagem com o trabalho dos artistas, sendo alguns muito lúdicos, e todos os pavilhões contam com monitores alegres, comunicativos, que prestam todas as informações necessárias.

Tempo de visita: Dois dias. Para poupar tempo, compre o passe do carrinho que leva às obras mais distantes – ele funciona como um circular e passa a cada 15 minutos, nas paradas indicadas no mapa do museu, e não deixe de observar os sanitários espalhados pelos caminhos, sempre limpos, abastecidos e com ducha higiênica.

Ingressos
Terça e quinta-feira: R$ 25,00
Quarta-feira (exceto feriado): entrada gratuita
Sexta, sábado, domingo e feriado: R$ 40,00
Fechado às segundas-feiras.
Informações: www.inhotim.org.br

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias