Hoje: Japão

Leitura obrigatória

A intercambista Reina Matsumoto, que está em Socorro, fez uma apresentação sobre seu país de origem: o Japão, na última reunião do Rotary.

Tendo como fundo a bandeira do sol nascente Reina falou sobre o Japão:

– População: 127 milhões de habitantes

– Superfície: 377 km² – O Brasil é 23 vezes maior que o Japão

– É um arquipélago formado por mais de 4.000 ilhas

– Dividido em 47 estados

Ela mora em Saitama, vizinha de Tóquio, famosa pelo futebol. Os invernos atingem 8º negativos, e destaca-se pelo Festival com as esculturas de neve.  No verão, a temperatura atinge 40º: usam piscinas públicas. Na Primavera, a estação das flores, sobretudo das cerejeiras, realizam piqueniques à sombra delas. No Outono, a estação das folhas secas, realizam os piqueniques nas montanhas.

O Turismo é muito desenvolvido no Japão e os lugares mais visitados são:

– Okido: grande centro de pesca.

– Tóquio: capital e grande centro tecnológico.

– Osaka: 2ª maior cidade.

– Kioto: a cidade mais bonita e mais antiga, com muitos templos e edifícios históricos.

– Hiroshima: arrasada na 2º Guerra Mundial, com seu museu temático.

– Okinawa: pequena ilha, com praias muito bonitas.

As escolas japonesas diferem das brasileiras, pois são todas em período integral – das 8h30 às 17h30 – possuem restaurante e ginásio de esportes e é preciso usar uniforme, diariamente. Para cursar o colegial, é preciso fazer um exame de seleção e o aluno pode escolher a escola onde quer estudar.

A gastronomia, graças à grande colônia japonesa que vive no Brasil, nós conhecemos bem: Yakissoba, sushi, sashimi, miojo (lamen), soba udon (macarrão de arroz), curry japonês servido com arroz branco (que a Reina levou para experimentarmos e foi muito bom, ainda que muito forte) e o chá verde, bebida boa para a saúde, na qual não se adiciona açúcar (bebida tradicional).

Kimono foi a roupa tradicional, até 1968. Agora, só é usado em ocasiões sociais especiais, tais como funerais e nas cerimônias do chá, com influência do taoismo e do budismo.

Origami: diversão para as crianças, representa a cultura japonesa para o mundo.

Após a sua apresentação, pudemos escolher uma lembrança do seu país entre vários objetos, tais como: lenços, leques, cenas do teatro kabuki, sachês de chá verde etc.

Agradecemos a Reina por ter falado um pouco sobre seu país, que nós aprendemos a respeitar e admirar pela imensa capacidade de superar grandes adversidades, servindo de exemplo para o mundo. Desejamos a ela muitas felicidades e que retorne à sua família, levando boas lembranças de Socorro e do Brasil.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias