Hoje: Lanciano

Leitura obrigatória

Lanciano é uma comuna italiana da região dos Abruzos, província de Chieti, com cerca de 35.793 habitantes. Estende-se por uma área de 66 km², tendo uma densidade populacional de 541 hab/km².

Nessa cidade da Itália, antigamente chamada de “Anciano”, o Milagre Eucarístico de Lanciano, ocorrido no século VIII, foi a inexplicável e extraordinária transformação da hóstia em carne humana e do vinho em sangue humano, durante uma celebração litúrgica católica, sendo reconhecido como milagre pela Igreja Católica Apostólica Romana em 1574 e por diversos estudos científicos.

Quem nos fala dessa cidade é Maria Inês Mantovani da Silva, que lá esteve durante a viagem de turismo religioso, com o grupo de catequistas de Socorro, no mês de setembro.

Fale, Maria Inês!

Após vários passeios maravilhosos e visitas a lindas basílicas e igrejas de Roma e Vaticano, nós seguimos viagem para outras cidades.

Desta vez fomos à leste de Roma conhecer a cidade de Lanciano.

Já no percurso da viagem pude observar a natureza tão bela: montanhas diferentes, árvores lindíssimas, muitas flores coloridas; enfim, uma paisagem mais linda que a outra.

Após algumas horas chegamos a Lanciano, uma cidade bem pequena, mas que, à primeira vista, já nos mostrou ser bem acolhedora.

Turistas do mundo todo visitam essa cidade, por causa da história verdadeira e misteriosa que aconteceu no século VIII.

Fomos ao Santuário do Milagre Eucarístico e vimos de perto as famosas relíquias dessa história fascinante.

“No ano 700, um monge basilicano duvidava da presença real do corpo e do sangue de Jesus na Hóstia e Vinho; eis que na celebração de uma das missas, o grande milagre aconteceu!

Na hora da consagração, o vinho se transformou em sangue vivo e a hóstia elevada transformou-se em carne viva!

Diante da enorme surpresa, o sacerdote começou a chorar incontrolavemente e chamar os fiéis para contemplar esse inesperado acontecimento.

Todos ficaram tomados por forte emoção e o fato se espalhou rapidamente, entre a população local e os povos circuvizinhos.”

Posteriormente, muitos estudos comprovaram a presença viva de Jesus na Eucaristia.

A partir daí, milhares de peregrinos do mundo todo passaram a visitar esse local, para venerar a Hóstia transformada em Carne, o Sangue coagulado no Cálice e o Altar onde estão as relíquias do Milagre Eucarístico.

Todos nós ficamos felizes em ter a oportunidade de conhecer Lanciano.

Eu, particularmente, me emocionei demais, ao visitar o Santuário: foi um dos momentos mais felizes da minha vida.

Sem dúvida, entre todos os passeios que fizemos pela Itália, a visita a esse Santuário e os encontros com o Papa Francisco e suas maravilhosas mensagens foram o motivo maior do meu encantamento pela viagem toda.

Foi uma grande bênção!

Quem for à Itália, vale a pena conhecer esta cidadezinha e contemplar ao vivo esse grande milagre eucarístico!

 

Artigo anteriorCasa Paroquial
Próximo artigoEdição de 01/11/2013
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias