Hoje: Monte Sião

Leitura obrigatória

Santuário da Medalha Milagrosa

Apresentamos as belezas e curiosidades de nossa vizinha mineira Monte Sião. Conhecida como a “Capital Nacional da Moda Tricô”, por ser um grande polo de malharias e pelos eventos anuais como o Festival de Inverno e a FENAT. Localizada a 160 km de São Paulo e a 470 de Belo Horizonte, Monte Sião também atrai muitos turistas que procuram a tranquilidade do interior.

Turismo

Quem passar por Monte Sião com certeza ficará encantado com a rica natureza e suas charmosas praças e coretos e, de quebra, conhecer as fontes medicinais, dentre elas a Virtuosa e a Virtuosinha.

Agora, se o turista busca aventura, que tal um passeio pelo Morro Pelado – acidente natural que inspira o nome da cidade, o Morro Pelado está a 1.319 metros de altura e seu acesso pode ser feito pelas trilhas ou de carro (dependendo das condições, até veículos sem tração podem ser utilizados), valendo também a visita ao Morro do Cruzeiro. Em noites sem neblina, é possível avistar a Serra da Mantiqueira e até a cidade de Campinas. Praticantes de voo livre se divertem ao saltar da plataforma instalada no local. Recomenda-se a presença de um guia.

Depois de se aventurar, é hora de relaxar: que tal um passeio pela Praças Prefeito Mário Zucato, Rosário e Prefeito Antônio Oswaldo Bernardi – cada uma com suas particularidades. Admirar as belas porcelanas azuis e brancas é um espetáculo à parte. Para quem busca refúgio espiritual, em Monte Sião está localizado o Mosteiro da Santíssima Trindade, onde monges trabalham e prestam atendimento gratuito. O Santuário da Medalha Milagrosa foi a primeira igreja dedicada à Nossa Senhora da Medalha Milagrosa no Brasil e a segunda no mundo. Sua história teve início em 1830, mas a devoção à Medalha Milagrosa já existia. A igreja localiza-se no Centro de Monte Sião, à Av. Presidente Getúlio Vargas. Terminando a visita, uma passada pelo Museu Histórico e Geográfico, que pertence a Fundação Cultural “Pascoal Andreta”, entidade sem fins lucrativos. Dividido em quatro seções, fazem parte do acervo itens como documentos, máquinas antigas, coleções, fotografias, esculturas e até mesmo uma caverna artificial, com quinze metros, instalada durante o XXIII Congresso Brasileiro de Espeleologia. *Antes da visita a todos os locais citados, confira o horário de funcionamento.

Praça Prefeito Mario Zucato

História

Antes de ser conhecida como Monte Sião, o local recebeu o nome de Bairro do Eleotério, em 1823, escolhido por garimpeiros que, com o fim da ciclo de ouro na região de Arraial de Ouro Fino, procuravam exercer outras atividades. Com a criação da Capela do Socorro, suas terras foram divididas e grande parte do Bairro do Eleotério passaram a pertencer a essa jurisdição eclesiástica. O povoado foi crescendo e grandes nomes responsáveis pela ordem administrativa surgiram: Major Antônio Bernardes de Souza, tenente Joaquim Vaz de Lima, Francisco Rodrigues da Costa e Francisco Nogueira Bastos. Em 1829, veio à autorização para a construção da capela a Nossa Senhora da Conceição da Medalha Milagrosa e devido à visita de missionários que sugeriam o nome “Monte Sião”, pela semelhança do Morro Pelado com Monte Sião, em Jerusalém.

Participe! Conheceu algum destino bacana? Compartilhe conosco sua experiência! Informações: contato@ jornalomunicipio.com.br ou (19) 99624-6941 (WhatsApp)

Loja de fábrica porcelana tradicional

 

 

 

 

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias