Hoje: Normandia

Leitura obrigatória

A Normandia é a região ao norte da França, que fica de frente para a Inglaterra, a quem pertenceu em épocas passadas. No ponto mais próximo daquele país, é separada dele pelo Canal da Mancha, por onde passa o trem pelo túnel do mesmo nome, que liga os dois países. É uma região de natureza pródiga, cortada pelo rio Sena, cujo vale é bordejado de verdura e… de vaquinhas normandas. O creme de leite e o Camembert da Normandia são famosos, assim como o Calvados e a cidra produzidos a partir das maçãs que enfeitam os prados.

O casal Márcio e Lígia Santos nos contará um pouco de sua viagem pela Normandia, que teve o roteiro organizado pela LaVie Viagens e Turismo, a quem, em nome de sua proprietária Juliana, eles agradecem pelas reservas de hotéis, carro e transporte, tudo com absoluta perfeição.

Um passeio pela Normandia

Após um apreciado cruzeiro pelo mar Báltico, com o navio Náutica da Oceania Cruises, desembarcamos no porto de Southampton.

De lá para Londres foi um pulo, após regatearmos o preço da corrida de taxi com um simpático chofer, que nos deixou na porta do hotel. Lígia e eu curtimos muito a estadia em Londres, onde moramos, já no distante 1986, com o nosso Marcito a tiracolo. De lá para Paris pelo TGV e de Paris para Le Havre pelo trem regional, eis-nos no litoral da Normandia, o ponto de saída para explorarmos a região.

Por excelente indicação do mano Ivan e da cunhada Oscarlina, fizemos a nossa base em Honfleur, antiga e bela cidade portuária, que é separada de Le Havre pelo estuário do Rio Sena, que ali desemboca no canal da Mancha.

Com um carro alugado, partimos do nosso hotel em Honfleur, em direção a Etretat, cidade litorânea, da Côte d’ Albatre, formada por um lindo casario medieval, cuja praia se situa entre duas grandes falésias – escarpas abruptas que se projetam em direção ao mar. Na manhã seguinte, partimos em direção a Lisieux, terra de Santa Terezinha. Logo na chegada visitamos a importante basílica, construída em homenagem à querida santa, de tantos admiradores pelo mundo afora.

Em 1926 ocorreu o lançamento da pedra fundamental da basílica, cerimônia a qual compareceu João Dunshee de Abranches Moura que, nomeado pela cúria metropolitana do Rio de Janeiro, pronunciou um discurso em nome da população católica brasileira.

Assistimos a uma missa na Igreja do Carmelo, onde estão sepultados os restos mortais de Santa Terezinha.

De Lisieux partimos em direção a Bayeux, outra cidade medieval, situada perto da costa de Nacre. A sua catedral gótica impressiona pelo porte imponente. Visitamos o museu de Bayeux, em que são exibidos originais de tapeçarias do século 11, que contam a história de batalhas travadas na região, com a derrota de Rei Haroldo da Inglaterra pelos normandos.

De Bayeux seguimos a rota das praias, começando por Arromanches, Courseilles, St. Aubin, Lion-sur-mer, Ouistreham, de onde, pela autoestrada, em direção a Paris, tomamos uma bifurcação na Ponte da Normandia para retornarmos a Honfleur.

Esperávamos ver alguns vestígios da segunda guerra, pois foi pelas praias da Normandia que os aliados iniciaram a invasão da França, para libertá-la do jugo nazista. Nada encontramos, a não ser um sinistro tanque de guerra envelhecido, a sinalizar que entre a vida e a destruição não há opção possível.

A Normadia exala beleza e encantamento. Continua com sua paisagem fascinante e as cores vivas, que inspiraram os impressionistas a se instalarem na região, a partir do século 19, para retratarem em telas magistrais a beleza da vegetação e das cores locais. As praias que receberam os aliados, hoje são lindas cidades de veraneio, de águas claras e mar calmo.

Deixando a Normandia, fizemos a última escala em Paris, antes do regresso ao nosso País.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias