Falar de Blumenau, sem lembrar da Oktoberfest, a festa que celebra a cultura alemã, é praticamente impossível. A cidade catarinense recebe turistas em todas as épocas do ano, mas é durante o mês de outubro que ganha força.
Neste ano, em 19 dias de festa, a 33ª Oktoberfest reuniu 534.806 pessoas no Parque Vila Germânica, registrando um aumento de 12,5% em relação a 2015. Ao todo, foram consumidos 663.247 litros de chope.
Foram oferecidos aos visitantes 40 tipos de chope, de oito cervejarias presentes ao evento, além de 228 opções gastronômicas. Uma das novidades de 2016 foi a implantação de um parque de diversões. Dança folclórica, música germânica e desfiles também fizeram parte do evento.
Quem conferiu a festa foi Vania Bertoletti. Ela nos contou que os tradicionais desfiles de rua acontecem duas vezes por semana, durante a festa. “Já os ingressos variam de 15 a 40 reais, dependendo do dia. Aos sábados, é bom comprar antecipado, pois costumam se esgotar antes”, recomenda ela. A Villa Germânica, onde ocorre a concorrida festa, tem capacidade para 35 mil pessoas
“A Oktoberfest é uma boa para todas as idades, pois é muito interessante a cultura e o amor que eles preservam; a maioria dos moradores costuma ir ao evento com trajes típicos, o que é muito legal!” – completa.
Mas não é só a maior festa alemã das Américas que faz de Blumenau um polo turístico, as cervejarias artesanais são outra marca. Os roteiros turísticos se completam com diversas visitas a cervejarias e lojas de fábrica. “É uma boa para aproveitar e efetuar algumas comprinhas com bom preço, pois Hering e a Teka possuem lojas de fábricas na cidade”, encerra.
Participe! Compartilhe conosco sua experiência, entrando em contato pelo e-mail contato@jornalomunicipio.com.br