Durante uma visita, com um grupo de amigos, à Croácia, tivemos a oportunidade de conhecer um dos pontos turísticos mais visitados desse país, o Parque Nacional Plitvice. Estávamos hospedados na cidade litorânea de Split, próximo da ilha de Zadar, e de lá fizemos um passeio de um dia, para conhecer esse parque nacional que inclui, pelo caminho, cruzar balsas/ferry boats entre as inúmeras ilhas que compõem esse país, e a subida de regiões serranas que, no inverno, são cobertas por neve. Se você procura por paisagens naturais de tirar o fôlego e que parecem ser de mentira, não se decepcionará com os Lagos Plitvice, pois são um verdadeiro fenômeno da natureza, com paisagens únicas e de extrema beleza.
O parque nacional se estende por 20000 hectares de bosques e de lagos, no coração dos Balcãs: cascatas, lagos, abundante vegetação, abundância de aves e de ursos, entre a sua fauna.
Os lagos dividem-se em dois grandes grupos: os superiores e os inferiores. Desde 1949, esse conjunto natural tem a designação de Parque Nacional e, desde 1979, de Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO. Também chamado de Plitvicka Jezera em croata, o Parque dos Lagos Plitvice é o maior dos 8 Parques Nacionais presentes na Croácia, com uma área de praticamente 300 km2. Há zonas que podem ser visitadas no Verão, outras no Inverno e, no geral, não há lugares inacessíveis. Têm como problemas a abundante e frondosa vegetação na Primavera, e a neve a algumas cotas, no Inverno.
São 16 lagos conectados por uma série de cachoeiras. As cores das águas são de cair o queixo, numa variação entre diversos tons de azul e verde. O Parque é gigante, formado por uma rica fauna e flora; ali já foram catalogadas mais de 1267 espécies de plantas, 55 tipos diferentes de orquídeas, 161 espécies de pássaros e 321 espécies de borboletas.
Apesar de o Parque Nacional dos Lagos Plitvice atingir sua maior visitação durante o verão, época em que os turistas normalmente escolhem a Croácia como destino, o Parque está aberto durante todo o ano, com horários diferenciados durante cada estação.
Durante o inverno há uma programação diferenciada, sendo que os lagos superiores normalmente ficam fechados, e há a possibilidade de praticar esqui em algumas partes do parque. Imagino que as paisagens devem ficar especialmente lindas nessa época do ano, com as águas coloridas contrastando com o branco da neve, além de cachoeiras e lagos congelados.
Nevar é bem comum durante o inverno e essa região é uma das que possui maior queda de neve da Croácia. Janeiro é o mês mais frio do ano, a temperatura mínima é de -5 ºC e a máxima de 6,8 ºC. Como visitamos no mês de agosto, que é o pleno verão croata, as temperaturas estavam ótimas, e como todo verão, sujeito a breves pancadas de chuva.
Assim que você compra o ingresso de entrada para o parque perceberá que há algumas opções de trilhas a serem escolhidas, de acordo com a sua disponibilidade e disposição. Essas trilhas são divididas de acordo com seu tempo de duração e o caminho a ser percorrido.
E aí, em qual estação do ano ficou com vontade de conhecer essa maravilha da natureza? Espero que tenha ficado curioso e quem sabe sirva de inspiração para conhecer Plitvice Lakes “in loco”, um capricho da natureza que serviu de inspiração aos criadores do Planeta Pandora, no filme de animação gráfica Avatar.