Hoje: Peñíscola

Leitura obrigatória

Peñíscola é um município da Espanha na província de Castelló, comunidade autônoma da Comunidade Valenciana, de área 79 km², com população de 6432 habitantes (2006).

Em maio último, três amigas socorrenses Iole Maria Bonetti, Melina de Toledo e Ângela Miranda Salgueiro, mais uma paulistana Viviane Paganini, resolveram fazer uma incursão ao Reino de Espanha. E foi nessa viagem que descobriram e se encantaram por Peñíscola.

Quem conta mais sobre a pequena cidade é Iole Maria Bonetti. Confira:

Uma joia da Espanha

Optamos por um roteiro deslumbrante, partindo da capital Madri. Passamos por cidades de belezas exuberantes, como Toledo, Sevilha, Málaga, Granada, Cartagena, Dênia, Valência, finalizando em Barcelona. Mas, como diz Gandhi: O caminho para a felicidade não é reto, existem curvas chamadas equívocos. E foi saindo de nossa rota inicial e pegando uma curva que conhecemos uma jóia do Reino da Espanha: Peñíscola.

Uma antiga e atraente cidade que se desenvolveu num imponente rochedo a 64 metros acima do mar azul, ligado ao continente por uma língua de areia.

Este espetacular promontório domina uma paisagem exuberante de colinas, próximas ao Mar Mediterrâneo e ao Parque Natural da Serra de Irta.

Peñíscola é famosa pelo seu castelo-fortaleza do século XIV, declarado monumento histórico e artístico. O castelo está localizado na parte superior do rochedo, merecendo uma visita que será inesquecível, pelas vistas soberbas.

Eu, particularmente, adorei a cidade. A vila da cidadela é uma mistura encantadora de cerca de 510 casas distribuídas em torno de ruas estreitas, íngremes e irregulares, que obedecem ainda ao mesmo traçado medieval original. Num passeio pelas suas ruas calcetadas é possível encontrar recantos encantadores, bares e restaurantes.

E foi num desses lugares paradisíacos que resolvemos almoçar. O Restaurante El Parque, localizado ao pé do castelo e tendo ao fundo toda a praia norte, com suas águas azuis e calmas; um verdadeiro alento à alma.

Foi uma mistura inédita para mim. A primeira vez que eu vejo algo como o belíssimo Castelo antigo da cidade, com a tranquilidade da orla da praia, que me surpreendeu muito positivamente: realmente um inesquecível cartão postal!

Um castelo gigantesco num lugar paradisíaco como Peñíscola vale a pena ser visitado. Além da beleza, do tamanho, tem uma história fascinante; foi construído no final dos anos de 1200 e também é conhecido como Castillo del Papa Luna.

A praia norte de Peñíscola é a mais próxima da cidade antiga. São cinco quilômetros de areia fina e dourada, que a converteram na principal praia do município.

Indo para o sul, encontramos o Parque Natural da Serra de Irta, uma orla acidentada e rochosa, salpicada com pequenas praias e falésias, formando agradáveis enseadas.

Parques, praias, enseadas, Peñíscola é uma cidade medieval mágica, no Mar Mediterrâneo!

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias