O escritor Franz Kafka, o compositor Antonín Dvorak e a capital Praga são, certamente, os três principais ícones da República Tcheca. Mas se fosse preciso acrescentar mais um elemento à lista, este certamente seria a cerveja. E é impossível falar sobre essa bebida sem uma visita à cidade de Pilsen (Plzen), onde a lager (cerveja de baixa fermentação) foi inventada, em 1842. Plzen, que dá nome à mundialmente famosa cerveja Pilsen, é uma cidade com forte presença de indústrias e que ganhou vida noturna agitada, por também abrigar importantes universidades. Seu compacto centro é ponto de encontro de estudantes locais e turistas, que disputam espaço em mais de uma dezena de bares e pubs localizados na principal praça da cidade, a Nám Republicky. A Igreja de São Bartolomeu é um marco onipresente, mas após rápida olhada, os turistas tendem a se concentrar no curioso Brewery Museum que, como não podia deixar de ser, conta a história da cerveja no país. Alguns túneis subterrâneos construídos entre os séculos 13 e 19 e onde a cerveja era armazenada, foram abertos para visitação. Outra atração interessante é a Grande Sinagoga e seu belo interior.
Quem nos fala sobre essa cidade é Mario Frattini de Oliveira Santos.
Fale, Mário!
Para chegar à cidade, leva aproximadamente 1 hora de ônibus, a partir de Praga, Capital da República Tcheca.
Para quem é apreciador de cerveja, certamente já ouviu ou até mesmo já degustou a Pilsner Urquell, a mais famosa das cervejas tchecas! A cervejaria está aberta para um tour de 1h30, com direito a degustação em seu subterrâneo (30.000 m2), a uma temperatura de 5ºC. As instalações e equipamentos são moderníssimos, contudo, o charme está na ala subterrânea, a 100 metros abaixo do solo, onde dá para ter uma ideia do que havia no passado. Lembre-se de levar um bom agasalho!
Pivovarské Muzeum (Brewery Museum) dedica-se exclusivamente sobre a estória da cerveja, desde os processos de fabricação, seus segredos e no fim do passeio, mais degustação.
Na praça central, Namesti Republiky, destaca-se a Catedral de São Bartolomeu, construção gótica finalizada no século 16.
Alguns hotéis apresentam opções de hospedagem, com cervejas e chopes inclusos na diária!
Outra atividade imperdível é descobrir os segredos do Historical Underground. Um labirinto de aproximadamente 800 metros (século 14), doze metros abaixo do nível da rua. Era utilizado para conservação dos produtos da fabricação da cerveja.
Nós, da LaVie Viagens, já estivemos em Pilsen, em 2013, e temos dicas incríveis para nossos clientes e amigos.