Hoje: Porto de Galinhas – Pernambuco  

Leitura obrigatória

No estado do Pernambuco, no município de Ipojuca, fica localizada a praia de Porto de Galinhas, eleita pela revista Viagem e Turismo, a “Melhor Praia do Brasil”, por dez vezes consecutivas. Segundo pesquisas, o primeiro nome da praia era Porto Rico, mas a vila tornou-se o grande point de comércio de escravos ilegais, que chegavam escondidos embaixo dos engradados de galinhas-d’angola. A frase que anunciava a chegada deles, “tem galinha nova no porto!”, deu o nome conhecido até hoje, de Porto de Galinhas.

O destino foi escolhido pelos casais Roseli e Joaquim Faria, e Elisângela e Antônio Faria, que levaram seus pequenos André Luiz e José Otávio para conhecerem um pouco mais do Nordeste brasileiro. Quem nos conta sobre a viagem é Elisângela.

Ela começa a descrever desde o embarque, que para seus filhos, foi muito divertido. “A viagem foi maravilhosa! A começar pelo avião, ver os olhos cheios de emoção dos meninos de estar no ar. E nosso destino, Porto de Galinhas/PE é maravilhoso! Um lugar muito aconchegante”, conta Elisângela, elogiando, ainda, a hospitalidade do povo. 

Praia dos Carneiros e Maragogi

1-praia-dos-carneiros-xx
Praia dos Carneiros

 

Fizemos dois passeios, começando pela Praia dos Carneiros, a 113 km da capital de Pernambuco, Recife– considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, com águas calmas, perfeitas para a prática de esportes náuticos. Além dos arrecifes (formação rochosa que fica abaixo da superfície, próximos da costa da praia), que formam piscinões de água limpinha, é calma e maravilhosa para o banho. Lá também eles oferecem o banho de argila que, segundo a lenda, ‘rejuvenesce’ anos. O guia brincou e falou que as crianças voltavam para a barriga da mãe e o André passou longe! Depois da argila, era só se refrescar nos piscinões da praia! A bordo de um catamarã (embarcação que navega às margens do mar) conhecemos a Capela de São Benedito e um mangue, onde vimos uma população de caranguejos. Tudo era novidade.

2-capela-de-sao-benedito-xx
Capela de São Benedito

 

Já em Maragogi – “Caribe Brasileiro”, no norte de Alagoas, a beleza é incrível, com a praia linda como a outra, e com ondas calmas, muito boas para o banho.

Passamos pela Vila de Porto de Galinhas, onde se concentra o riquíssimo artesanato produzido pelos moradores da cidade. Sobre a alimentação, a maioria dos pratos é feita à base de peixe e camarão, e a produção de macaxeira (mandioca) é muito grande e seus produtos derivados, como os sequilhos, são maravilhosos! A cocada também é um doce muito apreciado por lá. Uma coisa que a gente estranha, mas é divertido, é o vocabulário deles. Várias expressões e palavras que eles usam, nós precisávamos de tradução para entender! A viagem deixou saudades e vontade de voltar de novo, para conhecer outros locais que não deu tempo para irmos. Com certeza, recomendamos esses passeio maravilhoso!

 

 

 

 

Participe! Compartilhe conosco sua experiência, entrando em contato pelo e-mail [email protected]

Artigo anterior
Próximo artigo
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias