Hoje: Porto  

Leitura obrigatória

Localizada ao norte de Portugal, às margens do Rio Douro, Porto é uma das principais cidades do país e um dos principais destinos turísticos da Europa.

Apaixonante à primeira vista, a cidade deu nome a um dos mais cobiçados vinhos do planeta, o adocicado e aromático vinho do Porto.

É a segunda maior zona de Portugal, cidade que deu nome ao país.  É conhecida também como cidade Invicta de D. Pedro IV (D. Pedro I do Brasil), pois teve papel fundamental durante a guerra civil em 1832-34.

Porto tem seu centro histórico como Patrimônio Mundial da Unesco, graças aos seus belos monumentos e edifícios.

Quem nos conta mais sobre a cidade é a socorrense Ana Beatriz Azevedo Franco, que retorna ao Brasil neste mês, após intercâmbio feito pela faculdade, na bela cidade portuguesa. Confira:

Ana Beatriz dá as dicas

Eleita em 2014 como “Melhor Destino Europeu” pela European Consumers Choice, quem vem à Porto tem muitas atrações turísticas imperdíveis, como: degustar ótimos vinhos do Porto em suas Caves às margens do Rio Douro; visitar a igreja da Lapa onde esta o coração do Dom Pedro IV; passear pela foz do Rio Douro e ver o encontro dele com o Oceano Atlântico; passar uma tarde tranquila em um dos seus belos parques; visitar a Estação São Bento, que está entre as estações mais bonitas do mundo e ver o pôr do sol maravilhoso na Ribeira, na cota baixa da Ponte Dom Luis I, que liga a cidade do Porto à Villa Nova de Gaia.

Além de sua arquitetura, Porto também é conhecido pela sua gastronomia. Quem vem pra cá não pode deixar de experimentar os dois pratos típicos da cidade: o Bacalhau com Natas e a Francesinha, que são encontrados em diversos restaurantes de ótima qualidade.

Vivendo em Porto, eu aprendi as diferenças culturais entre os dois países e pude perceber o quanto eles se identificam e conhecem o Brasil. Nossas músicas são muito tocadas e, na verdade, são elas que animam todas as festas.

Porto é uma cidade que recebe intercambistas do mundo inteiro por conta do seu excelente nível educacional, tendo a Universidade do Porto entre as 200 melhores do mundo. Assim, convivemos com diversas culturas e o aprendizado é diário.

Por viver aqui durante um ano, puder ver e viver todas as estações do ano e as festas típicas. Sem dúvidas, a melhor aconteceu do dia 23 para o dia 24 de junho de 2015, que é conhecida como a noite mais longa de Porto, na qual se comemora o São João. “Toda a gente”, como eles falam, saem às ruas, independente da idade, para assar sardinhas, brindar, soltar balões, que iluminam todo o céu, até a meia noite, quando acontece a queima dos fogos na Ribeira.

Sem palavras para agradecer a chance de viver nesta cidade linda e conhecer tantas pessoas que com certeza vou levar para o resto da vida com ótimas lembranças.

Artigo anteriorQue flagrante!
Próximo artigoDa Congada às congadinhas
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias