Hoje: Portugal

Leitura obrigatória

Nesta semana, falaremos sobre algumas cidades desse país, de onde saíram as esquadras de Pedro Alvares Cabral, que culminaram na “descoberta” do Brasil, em 1500.

Quem nos fala sobre Portugal é Francine Corsi – gerente de Marketing, casada com Victor Corsi – advogado. Eles estiveram em Coimbra por quase 10 meses.  

Confira!

Victor foi aceito para fazer mestrado em Ciências Jurídicas Forenses, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Fundada há 726 anos, é uma das universidades mais antigas do mundo, e goza de uma grande tradição, formadora de profissionais de renome, não só em Portugal, como no mundo todo. A vida acadêmica é o marco da cidade, cortada pelo Rio Mondego, e conta com aproximadamente 30.000 estudantes, atualmente.

Coimbra, a terceira maior cidade de Portugal, é um dos destinos turísticos mais visitados do país. Os principais pontos turísticos da cidade são: Sé Velha, Sé Nova, Catedral de Santa Cruz, Portugal dos Pequenitos, Convento de São Francisco, Jardim Botânico, Largo da Portagem com suas dezenas de restaurantes e bares, Mosteiro de Santa Clara, Museu Nacional Machado de Castro, Quinta das Lágrimas, Ponte Pedro e Inês, entre outros e, principalmente, a Universidade de Coimbra e sua Biblioteca Joanina, considerada a biblioteca mais bela do mundo, repleta de raridades em suas estantes, inclusive a primeira edição de “Os Lusíadas”, de Camões.

Uma característica interessante, a qual é bastante tradicional, não só em Coimbra, mas em todas as universidades do país, é o fato de os estudantes de licenciatura usarem capas pretas, conhecidas como “trajes acadêmicos” (estilo Harry Potter). Coimbra é uma cidade essencialmente universitária, e é muito comum encontrar estudantes com seus trajes, especialmente atravessando o memorável pátio da Universidade e ao som do relógio da torre (a “Cabra”).

Para quem for visitar a cidade, vale a pena tomar um café no Restaurante e Café Santa Cruz. É um dos ambientes mais tradicionais e históricos da cidade. Outro local bastante interessante é o Passport Café, que tem uma vista privilegiada para o Rio Mondego. E claro, não poderíamos esquecer do tradicional Fado, no Centro, que é um espetáculo/serenata do Fado de Coimbra, situado no coração da área histórica da cidade, um local imperdível para sentir a alma portuguesa.

Apesar de ser um país pequeno, Portugal tem muitos lugares lindos para se visitar. Além das evidentemente famosas e tradicionais cidades de Lisboa e Porto, tem, por exemplo, Aveiro, conhecida como a Veneza Portuguesa, que é atravessada por um canal, e considerada um dos destinos mais encantadores do país, graças aos seus coloridos moliceiros, semelhantes a gôndolas.

Outro destino imperdível é Sintra, uma vila na região de Lisboa, onde é possível se chegar de trem, em aproximadamente 40 minutos. Sintra é mágica e cheia de mistérios, considerada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Nesse local, vale visitar o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira, Castelo dos Mouros, dentre outros, se tiver mais tempo por lá. E se estiver de carro, próxima do centro histórico de Sintra, fica a simpática aldeia de Azenhas do Mar. Em forma de berço, entalada num rochedo e com a maioria das casas pintadas de branco, à beira do mar.

Já ao norte do país, há a belíssima cidade de Guimarães, notória e carinhosamente identificada como o berço de Portugal, pois foi onde nasceu Dom Afonso Henriques, o primeiro rei do país. Com suas ruelas medievais e seu imponente castelo com mais de 1000 anos, é também um dos destinos imperdíveis desse magnífico país, que teve imensa e fundamental importância na formação de nossa própria cultura.

Para aqueles que preferem praia, a região do Algarve (Sul de Portugal) é o destino mais indicado, com suas paradisíacas praias de areia branca e águas cristalinas.

E para os que gostam de frio e neve, vale a pena visitar a Serra da Estrela, durante todo inverno europeu, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro. A paisagem é fantástica e a diversão na neve é garantida.

E aos amantes de vinho, o melhor passeio é seguir de trem pela rota do vinho, na região do Rio Douro, ao norte do país.

Enfim, com essa experiência, cremos que seja difícil viajar para Portugal e não sentir certa familiaridade ao conviver com o povo lusitano. Fica um sentimento constante de orgulho e satisfação ao se ouvir a língua portuguesa em um país tão belo e pacífico.

 

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias