Hoje: Praga

Leitura obrigatória

Praga é a capital e a maior cidade da República Checa, situada na margem do rio Moldava. Conhecida como “cidade das cem cúpulas”, Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa.

Praga, que já foi capital de império, concorre com Paris e Veneza pela posição da cidade mais bela e charmosa da Europa. Preservada, mas viva, a cidade propõe ao visitante um misto de atividades que vão de passeios históricos a descobertas gastronômicas – com o acompanhamento de uma das cervejas nacionais, consideradas pelos locais como as melhores do mundo. Suas ruas são alegres e a arquitetura surpreende, a cada quarteirão.

Quem nos conta sua experiência e dá dicas do que visitar em Praga é Maico Visentini, que lá esteve no inverno, em novembro de 2010.

O que visitar em Praga
Os pontos altos de se visitar em Praga, acredito que depende de cada um; a cidade oferece tour para os turistas de graça, são diversos guias em diferentes línguas que se encontram em um determinado ponto da cidade e, ao final do percurso, cada um lhes dá uma gorjeta a seu gosto. Minha visita foi bem rápida, apenas três dias, mas acredito ter aproveitado bastante. A melhor parte é que a cidade lhe oferece boas coisas, a preços bem acessíveis. Como todo mochileiro, hospedei-me em um Hostel (albergue) chamado River Bank, que fica de frente para o rio. Conseguimos um quarto de frente e a vista é maravilhosa, tendo fácil acesso a tudo.

Bom, para começar, o relógio astronômico de Praga é a maior atração da cidade, desde 1490. O espetáculo do Relógio Astronômico é realizado de hora em hora, entre 9h e 21h. Nas horas redondas, estátuas dos 12 apóstolos “desfilam” sobre o relógio, enquanto outras quatro estátuas, simbolizando a vaidade, a avareza, a morte e a invasão pagã (maiores preocupações da população no século 19), também balançam suas cabeças.

O Castelo de Praga, o prédio que predomina na paisagem da cidade, é uma mistura de estilos e influências, ilustrando as diversas demandas e vontades de seus ocupantes e conquistadores. No centro do castelo, torres góticas visíveis da cidade inteira: trata-se da imponente Catedral de São Vito. Dentro do complexo do castelo destacam-se outras construções, como o Antigo Palácio Real, a Basílica de São Jorge e o Palácio de Lobkowicz, que hoje abriga um museu e um restaurante, com uma das vistas mais impressionantes da cidade.
A muralha da fome é uma estrutura defensiva, com uma interessante lenda por trás da sua criação, bem no centro da cidade.

A Casa Dançante é um prédio de escritórios no centro, que divide opiniões. Destaca-se, também, a arquitetura de diversos palácios urbanos, como o Teatro Nacional, o Museu Nacional, a Ópera do Estado, a estátua de Kafka na Rua Dusni (inspirada no primeiro conto “Descrição de uma luta”) e a Ponte de Carlos, no bairro Pequeno, onde as ruas são mais estreitas e curtas. No caminho para a Ponte de Carlos, passe pela parede em homenagem a John Lennon, ao cruzar o canal que leva à ponte, observe os cadeados deixados ali por casais que simbolizam a vontade de que a relação dure para sempre.

Dicas de gastronomia
A cerveja tcheca é a melhor do mundo, tente descobrir qual é a melhor entre as melhores. A mais popular é a Gambrinus. A Kozel’s Medium é muito bem conceituada. Já para mim, e acho que para a grande maioria de pessoas, a local Pilsner Urquell é a top de linha. Um dos melhores lugares para provar cervejas é o U Medvídku, conhecido como a Meca dos amantes de cerveja em Praga; outro lugar é a cervejaria Novomestsky Pivovar, onde se pode ter um pouco da culinária tcheca, que é baseada em pratos com carne de porco e de gado, batatas (cozidas ou em forma de bolinho), dumplings e arroz. As salsichas também são bastante comuns nas barracas que vendem comida, no centro da cidade. Elas vêm acompanhadas de uma fatia de pão. Outros local é o The Pub Praha 5, um pub com diversas cervejas e boa comida. Vá conhecer!

Participe!
Conhece algum lugar legal? Conte-nos, também, sobre sua viagem: [email protected]

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias