Hoje: San Giovanni Rotondo

Leitura obrigatória

San Giovanni Rotondo é uma comuna italiana da Região da Puglia, província de Foggia, com cerca de 26000 habitantes, uma cidade muito aconchegante, entre montanhas. A cidade estende-se por uma área de 259 km² e faz parte do Parque Nacional Gargano e da Comunidade Montanha de Gargano .

Para falar desse lugar e de outros locais sagrados, convidamos Mariluci Barghini Pascoaloti, que lá esteve, durante uma viagem de turismo religioso, com um grupo de catequistas e outros católicos socorrenses.

Fale, Uchi!

San Giovanni Rotondo é famosa no mundo todo por abrigar os restos mortais do padre Pio de Pietrelcina, um frade capuchinho que nasceu no dia 25 de maio de 1887, na localidade de Pietrelcina, e viveu muito tempo na cidade em San Giovanni Rotondo. Ele ficou conhecido por sua vida de oração e sabedoria, recebeu os estigmas de Cristo e tinha o poder de bilocação, salvando muitas vidas. Ele faleceu no dia 23 de setembro de 1968 e foi canonizado em 16 de junho de 2002. Seu corpo foi exumado a 20 de abril de 2008 e colocado em exposição pública na cripta da Igreja de Santa Maria das Graças, em San Giovanni Rotondo. Valeu a pena conhecer esse lugar sagrado! Recomendo a todos que viajarem para essa região da Itália.

Quando nos dirigíamos para San Giovanni Rotondo, tivemos a alegria de passar pela gruta de São Miguel Arcanjo, uma igreja que foi construída pela aparição do anjo. Conta-se que um pastor apascentava vacas, querendo resgatar um novilho que entrara em uma caverna; desferiu lá dentro uma flecha, a qual voltou com a mesma velocidade, ferindo quem a lançara. A notícia se espalhou e depois de três dias de jejuns e orações, o Arcanjo São Miguel apareceu ao bispo, dizendo que o Senhor queria ali uma igreja em honra ao Anjo Tutelar e outros anjos. A gruta é linda e vale a pena conhecer!

Voltando a Roma, visitamos a pequena e linda Igreja de Santo Afonso, onde se encontra o ícone verdadeiro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nossa querida Padroeira: o quadro pintado por São Lucas e reproduzido no mundo todo.  Foi emocionante, porque minha devoção a ela vem desde a infância, sempre participando, juntamente com a família, das missas e procissões em sua devoção.

Esta devoção aumentou ainda mais quando, em 2002, precisei me submeter a uma cirurgia cardíaca. Essa cirurgia estava marcada para o dia vinte de junho, mas foi remarcada para o dia vinte e sete. Quando retornei, recebi de minha amiga Marli uma oração dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde consta que a festa em sua honra acontece no dia vinte sete de junho.

Tenho certeza que não foi coincidência, era ela a meu lado. Hoje, não perco a novena perpétua em sua honra, todas as quartas feiras, às quinze horas. Por isso quis falar dessa igreja e aconselho a todos os socorrenses que tiverem a oportunidade de visitar Roma irem até essa igreja, pois é um pedaço de nossa cidade, em um lugar tão distante. É muito emocionante, vocês vão adorar!

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias