Hoje: São Thomé das Letras

O município mineiro de São Thomé das Letras fica a 304 km de Belo Horizonte e a 350 km de São Paulo, com mais de 6 mil habitantes e atrai muitos turistas, o ano todo, segundo dados do portal G1. Para nos orientar melhor sobre o destino, conversamos com Ana Lucia Feitosa. Ela é cabeleireira, veio de Santos para Socorro, e sempre gostou de viajar. Em conversa com clientes, falava dos lugares para onde tinha ido e muitas se interessaram em conhecer. Foi quando, há 6 anos, organizou um grupo para Poços de Caldas, quando se divertiram muito, sem nada cobrar. Foi divisão de custos entre todos. Surgiu, então, a ideia de promover esses passeios e, hoje, nas viagens que organiza, vai como guia acompanhante. É Ana Lucia quem nos dá dicas e explica sobre o turismo local de São Tomé das Letras.

A cidade

São Thomé das Letras é também o lugar onde mora o cantor Ventania.  Suas construções feitas de pedra, com cachoeiras e muitas pousadas com decorações de magos, duendes e gnomos, favorecem o aspecto místico da cidade.

A melhor época para visita-la, segundo Ana Lucia, é no verão, mas é nas férias e na tradicional festa de agosto que o movimento aumenta em cerca de 60%, segundo a Secretaria de Turismo e os donos de pousadas do município. (G1 2013). Além disso, a cidade tem o centro histórico tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, desde 1996.

O misticismo

Em São Thomé das Letras existem diversas condições que levaram místicos de todo o Brasil e do mundo a procurarem a cidade, pois acreditam ter evidências favoráveis às suas práticas e a uma vida pautada no espiritual e no ritualístico implantado por sociedades alternativas ali presentes, ou mesmo por seitas e movimentos.

Uma das afirmações dá conta de que a cidade seja uma das sete escolhidas como sagrada e, portanto, possui aspectos magnéticos e campos de energização, além de facilitar o contato e a sensibilidade dos místicos para a comunicação com o cosmo, por meio de ondas só encontradas ali. Um fato curioso é sobre a Gruta do Carimbado que, segundo lendas, dizem ter uma passagem que chega até Machu Picchu, no Peru, com mais de 3.000 km de extensão, mas, por depredação, a justiça proibiu o acesso à gruta. As lembrancinhas místicas feitas em pedra podem ser encontradas nos comércios da cidade.

Pontos turísticos

Dentre as atrações na cidade, como a Ladeira do Amendoim, onde o carro anda sozinho, há também belas cachoeiras, como a Véu da Noiva, o Vale das Borboletas e a Gruta Sobradinho. “A Casa da Pirâmide é outro cartão postal a ser visitado, a Pedra da Bruxa, lugares com vistas maravilhosas, que valem a pena fotografar, pela beleza dos locais”, ressalta Ana Lucia. Comer pizza na pedra é um dos atrativos da viagem realizada por ela.

Próxima viagem

Ana Lucia está com uma viagem marcada para São Thomé para este domingo, dia 13 de março. São 4 horas de viagem (bate e volta), partindo de Socorro às 5 da manhã. Ela pretende ampliar o tempo de estadia na cidade, em dois dias, com pousada e refeições incluídas, ainda sem data marcada.

Para saber mais das viagens realizadas por Ana Lucia Feitosa, seus telefones são (19) 99210-3757 ou excursões.analuciafeitosa@hotmail.com

Participe! Conhece algum lugar legal? Compartilhe conosco sua experiência, enviando para: contato@jornalomunicipio.com.br