Hoje: Toledo e Aranjuez – Espanha

Leitura obrigatória

Toledo é um município da Espanha na província de Toledo, comunidade autônoma de Castilla-La Mancha, de área 232,1 km², com população de 83.334 habitantes (2014).

Aranjuez é uma pequena cidade, sede do município homônimo na Espanha, no sul da província e comunidade autônoma de Madrid, de área 189,13 km², com população de 52.224 habitantes (2008). Situada na confluência dos rios Tejo e Jarama, dista da capital do país cerca de 48 km e, na mesma proporção, de Toledo.

Quem nos fala dessas duas cidades da Espanha é Olívia Mantovani Sampaio Barros, que lá esteve em viagem de férias, junto com o pai, Percival Degrava Sampaio Barros, a mãe Marília Mantovani Sampaio Barros e a irmã Carolina Mantovani Sampaio Barros.

Fale, Olívia!

Diário de viagem – Destino: Espanha!

Agradeço muito a oportunidade de escrever sobre a viagem que fiz com minha família à Espanha, onde tive experiências muito agradáveis.  Entre estas experiências, recomendo uma visita a duas cidades próximas a Madrid: Toledo e Aranjuez.

Após conhecermos a clássica cidade de Madrid, viajamos para Toledo. Para chegar ao destino, fizemos uma viagem de 33 minutos em trem de alta velocidade (AVE), que sai da estação de Atocha. O clima em Toledo é tido como muito variável, podendo ter temperaturas abaixo de zero no inverno e superiores a 40° C no verão, com raros períodos de chuvas. O momento ideal para visitá-la seria entre os meses de abril e outubro, mas também tem o seu charme visitá-la no inverno.

São tantas coisas para contar sobre essa cidade! Primeiramente, você vai se encantar com sua beleza, muralhas, igrejas, fortes, rios e muito mais.  Da estação ferroviá-ria, pegue o ônibus que para na Praça Zocodover, ponto de partida para conhecer a parte medieval de Toledo.  Chegando à praça, você verá inúmeras lojinhas muito interessantes. As mulheres vão se encantar com as joias lapidadas a mão, os azulejos delicadamente pintados, os relógios e as louças; já os homens, vão gostar das muitas relíquias da época medieval, como espadas, quadros, armaduras e muito mais.

Toledo é uma cidade que resistiu ao tempo, capturando toda sua fase rústica dos tempos medievais, visto que foi uma das principais cidades da Espanha naquela época e, hoje, está preparada para todos os turistas que queiram conhecê-la. Uma dica importante para quem chega a Toledo pela primeira vez: não se esqueça de obter um mapa da cidade para se orientar, para não se perder no labirinto de ruas.

Não deixe de visitar e tirar fotos no mirante ao lado do Alcázar, antigo palácio real.  A Catedral de Toledo é o ponto mais lindo para se visitar; a visitação, paga, nos permite entrar em contato com uma das maiores e mais faustosas catedrais já construídas pelo homem, com altares e retábulos de ouro maciço.  Ouça com atenção as explicações do aparelho que o visitante recebe, orientando sobre os principais pontos da catedral, onde visitamos altares ricamente decorados, túmulos de cardeais e nobres e, acima de tudo, uma belíssima decoração sacra dos séculos XIII a XV. Outra parte interessante é conhecer a parte mais cosmopolita da cidade velha, onde igrejas católicas, mesquitas muçulmanas e sinagogas judias convivem pacificamente.  Para aqueles que gostam de fazer um descanso após o passeio, o Café das Monjas oferece deliciosos doces típicos e um especial chocolate quente à moda da casa.

O nosso próximo destino foi Aranjuez.  Para chegar lá, temos uma viagem de 44 minutos num trem Cercanias, que sai a cada 30 minutos da estação de Atocha.  Pelo caminho, você poderá desfrutar da beleza da paisagem campestre. Da estação, faça uma caminhada até o palácio de verão dos reis espanhóis, em torno do qual a cidade foi construída.   Se quiser, também poderá tomar uma carruagem, como os nobres dos séculos passados.  O Palácio Real de Aranjuez é mais simples que o Palácio Real de Madrid, pois, enquanto o Palácio de Madrid é o palácio das recepções oficiais, o Palácio de Aranjuez tinha uma função mais de lazer, para a família imperial.

Impressionante e extremamente agradável é o passeio, pelo seu imenso jardim.  Depois do “passeio real”, sugiro parar para comer uma “paella” nos pitorescos restaurantes dos arredores.

Foi uma linda viagem e recomendo a todos! Vale a pena conhecer Toledo e Aranjuez!

Artigo anterior
Próximo artigo
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias