Encravado nos Alpes, entre a Suíça e a Áustria, está Vaduz, capital do minúsculo Principado de Liechtenstein.
Liechtenstein é um dos menores estados independentes do mundo e menor que muitos municípios brasileiros. Um minúsculo território monárquico, ainda existente nos dias atuais.
A capital Vaduz tem aproximadamente 6.000 habitantes, uma superfície de 17 km², situanda às margens do rio Reno.
O primeiro documento que trata do nome “Vaduz” data de 1150. A cidade com traçado medieval conservado, foi fundada provavelmente no século XIII, pelo conde de Werdenberg, que construiu um castelo de defesa na região. O castelo foi mencionado pela primeira vez no ano de 1322, e no ano de 1499 a fortaleza foi saqueada pelos suíços. Durante o Renascimento, a cidade viveu uma época de grande impulso arquitetônico e cultural.
A cidade tem coleções de arte e uma indústria turística importante.
Vaduz foi um dos pontos de parada, no 16º dia de viagem do grupo da Cateto Turismo, que esteve na Europa, em outubro do ano passado, e fica no caminho de Innsbruck para Zurique. Os socorrenses puderam ver que este é um dos lugares em que não se precisa passar muito tempo, para ver tudo. Vaduz é, na prática, pouco mais que uma vila e suas duas ruas principais, concentram a maior parte da cidade.
O que ver lá
A principal atração turística da cidade é o castelo onde mora a família real que, infelizmente, não está aberto à visitação. Construído na época medieval, o castelo é visível de qualquer parte da cidade por estar localizado no alto de uma colina. Os membros da família principesca de Liechtenstein são os mais acessíveis do mundo. Turistas locais podem vê-los frequentemente, andando pelas ruas e fazendo compras.
Vaduz têm três museus. O Museu de Artes Decorativas do Liechtenstein contém a coleção de arte do príncipe. O Museu de Selos Postais, onde os turistas podem obter selos oficiais de Liechtenstein. O National Museum, com coleção histórica de itens europeus. Além disto, a cidade conta com uma série de bibliotecas bem variadas e uma catedral charmosa.
Os maiores atrativos do Principado acontecem durante o inverno, já que as montanhas em volta se transformam num tapete branco, ideal para esquiar.