Hoje: Vaticano

Leitura obrigatória

A cidade do Vaticano, capital da Igreja Católica, é o menor país do mundo, está localizada dentro da cidade de Roma e é um Estado soberano desde fevereiro de 1929,  governado pelo papa. A cidade tem seu próprio correio, banco, moeda, sistema judiciário, rádio, lojas e um jornal diário, O local onde São Pedro foi martirizado e queimado, por volta de 64 dC, tornou-se a residência dos papas que o sucederam. São Pedro foi enterrado em um cemitério perto do local de sua crucificação, no Arco de Nero. Durante os séculos 16 e 17, vários arquitetos desenvolveram a estrutura existente nesse local, e a nova igreja foi inaugurada em 1626.

Para falar desse pequeno/grande país, convidamos o grupo de catequistas que lá esteve, durante uma peregrinação à Itália, no mês de setembro: Beatriz, Catharina, Cecília, Cláudia, Cleusa, Érica, Inesita, Jurema, Lourdes, Madalena, Marcedes, Mari, Maria Bassi, Maria Inês, Mariluci, Natália, Sonia e um casal de SP, Clélia e Euclides. Essa parte da viagem foi descrita por Catharina Maria Russo Andrade, em nome das demais.

Fale, Catharina!

O nosso sonho de ir a Roma e ao Vaticano, por ocasião do Ano da Fé, teve início lá pelo mês de julho de 2012, e começou a se concretizar com o convite para uma peregrinação à Itália, com uma audiência especial do papa Francisco aos catequistas, no mês de setembro deste ano. As adesões foram chegando, até atingir 19 pessoas de Socorro. De Caieiras, Atibaia, Itatiba e Jarinu, mais 15 pessoas se juntaram ao grupo, incluindo o padre José Fernando de Oliveira. Foi um longo tempo, mas valeu a pena, pelo que vivemos, vimos e sentimos!  Conhecemos muito da história do Cristianismo, visitamos locais incríveis, lindas basílicas e igrejas, recebemos catequese de um cardeal brasileiro do Vaticano, fizemos passeios por várias cidades italianas e em Lisboa/Portugal, sem contar o mais importante: a graça de ver e ouvir bem de perto, por várias ocasiões, o nossos papa Francisco. Foram 20 dias que marcaram o livro de nossa vida.

Nesta primeira estória de nossa viagem, vamos falar do que vimos e vivemos na cidade do Vaticano, começando pela Basílica de São Pedro, a maior igreja do mundo e o principal centro de peregrinação do Catolicismo. Uma construção de proporções monumentais, erguida onde São Pedro, o fundador da Igreja Católica, foi sepultado: beleza e grandiosidade da arquitetura e da fé.

A maioria dos grandes arquitetos do Renascimento e do período barroco contribuiu para a criação da Basílica São Pedro, um local coberto de mármore, que abriga centenas de obras de arte valiosas.

O domo da Basílica, com 136,4 metros de altura, foi criado por Michelangelo, que morreu sem terminá-lo. A Pietá, desse artista, criada em 1499, uma magnífica e emocionante escultura em que Maria carrega Cristo morto, perfeita em cada detalhe, é protegida por vidro, depois do ataque de 1972, e fica à direita, bem perto da porta de entrada.

Na tumba de São Pedro, o pé da escultura desgastou-se, pelos incontáveis toques dos peregrinos, durante séculos. Diante desse altar, nós, catequistas do Brasil, no domingo, dia 29 de setembro, professamos nosso Credo niceno-constantinopolitano em língua portuguesa, após participarmos por ocasião do Ano da Fé, da celebração da Santa Missa celebrada pelo papa Francisco, pela jornada dos catequistas em Roma (em lugar privilegiadíssimo), com a Praça São Pedro literalmente lotada com 4 milhões de catequistas do mundo inteiro. Na homilia, nosso papa lembrou o desafio de ser catequista que, como a Virgem Maria, deve ser aquele que protege e alimenta a memória de Deus e sabe despertá-la para os outros.

Por mais duas vezes, anteriormente, estivemos perto do nosso papa. No domingo, dia 15, fomos à Praça São Pedro, mesmo debaixo de chuva, para participarmos da oração mariana do Ângelus, que o papa Francisco reza de uma determinada janela da residência pontifica, às 12 horas; e no dia 18, retornamos à Praça São Pedro, para audiência com o papa que, por várias vezes, saudou cordialmente o grupo da diocese de Bragança Paulista. Com ingresso especial, sentamos num setor bem próximo do altar onde ficou o papa. Parecia um sonho! Nós, no Vaticano, vendo e ouvindo o papa, tão de perto.  E, no dia 26, tivemos a graça de Deus de participarmos, em plena Basílica de São Pedro, da celebração da Santa Missa, na tumba do beato João Paulo II, celebrada por um dos padres do grupo de catequistas de Maceió e concelebrada pelo padre José Fernando, do nosso grupo.

A Capela Sistina é outro museu do Vaticano, cuja visita é obrigatória; possui um dos acervos de arte mais importantes do mundo, com uma grande área, e fica a cerca de 30 minutos, a pé, a partir da entrada. A Capela Sistina tornou-se famosa pela pintura do teto, que Michelangelo decorou com fantásticos afrescos de cenas do Genesis, entre 1508 e 1512. Todos os olhos se voltam para o minúsculo vazio entre o dedo letárgico de Adão e o indicador poderoso de Deus. Na parede de fundo está Jesus musculoso e a ira do juízo final. Um espetáculo indescritível e inesquecível.

Os maiores tesouros do Vaticano são as inestimáveis peças gregas e romanas, além dos magníficos achados dos túmulos etruscos e egípcios, obtidos no século 19. Há galerias sobre arte etrusca, egípcia, uma sessão dedicada a tapeçarias dos séculos 15 a 17, galerias de mapas e ainda pequenos museus históricos e etnológicos.

Ligada ao Vaticano encontra-se a grande fortaleza do Castel Sant´Angelo, que serviu como mausoléu de imperador, cidade medieval, prisão e porto seguro dos papas, durante época de crise política.

Imperdível, também, a visita aos Jardins do Vaticano.

Esta foi uma parte importante de nossa viagem, que reacendeu nossa fé e ampliou nosso amor a Jesus e ao nosso papa Francisco, que tivemos a felicidade de ver e ouvir. E que todos os turistas socorrenses possam vê-lo e ouvi-lo, quando forem a Roma e ao Vaticano! Vale o esforço!

 

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias