Os crimes contra a vida e os patrimoniais, como roubos e furtos, tiveram queda nas cidades do interior paulista ao longo do ano passado na comparação com 2022. Os dados fazem parte do balanço divulgado mensalmente pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Os homicídios dolosos tiveram uma queda de 6,5% no ano passado em todo o interior de São Paulo. Foram registrados 1.628 casos, 114 crimes a menos em comparação com 2022, quando 1.742 boletins de ocorrências foram elaborados.
As ações integradas das Polícias Militar e Civil, com atuação ostensiva e ampliação das investigações, permitiram reverter uma tendência de alta detectada nos três primeiros anos do ano passado nesses delitos.
Da mesma forma, os roubos passaram de 44.629, em 2022, para 43.035 contabilizados em todo o ano passado, uma queda de 3,6%, com quase 1,5 mil roubos evitados.
Já os furtos, que nos dois primeiros meses do ano passado seguiam em alta, apresentaram reversão e fecharam 2023 com retração de quase 2%, chegando a 239.563 registros.
Os roubos a banco apresentaram uma queda significativa no interior de São Paulo. Dos seis casos registrados em 2022, houve um em 2023, menor número desde 2001. Os roubos e furtos de veículos também seguem em queda.
Os latrocínios, roubos seguidos de morte, terminaram o ano passado com 93 registros, contra 81 contabilizados no mesmo período de 2022.
Casos de estupro e o problema da subnotificação
Os crimes de estupro apresentaram alta ao longo do ano passado. No interior do Estado, os casos passaram de 7.762 para 8.585 boletins de ocorrências registrados, aumento de 10,6%.
É consenso entre especialistas que o crime – que muitas vezes acontece no ambiente familiar – é o que tem maior índice de subnotificação. Para combater este problema, o Governo faz campanhas frequentes para incentivar as mulheres a denunciar os agressores.
Polícia local abre 383 inquéritos para investigação
Em Socorro, houve um aumento de 25% no número de prisões, em relação ao ano anterior. O número de inquéritos instaurados também teve um aumento de 16%.
Foram 383 inquéritos policiais instaurados: praticamente 1 a cada dia. Assinado pelo delegado, esse é o procedimento destinado a apurar um fato supostamente criminoso e reunir provas, precedendo a ação penal.
A exceção de Jaguariúna, todas as cidades do Circuito tiveram aumento no número de inquéritos de 2022 para 2023. Confira os números nos últimos anos:
Confira!
Todas as informações são públicas podendo ser consultadas em https://www.ssp.sp.gov.br/estatistica/painel-estatistico
Comandante destaca pontos positivos nos indicadores de criminalidade
O comandante da PM de Socorro, Subtenente Ivonildo Soares, analisou os dados da segurança. “Destaco o número zero de homicídio (doloso). Desde 2007 nunca mais tivemos homicídio zero na cidade. Isso é muito positivo no campo de salvar vidas! O único delito que não conseguimos redução foi o de furtos, mas o aumento foi mínimo”.
Ele também destacou a baixa no número de roubos. “Nunca chegamos a um dígito desde quando são feitas essas estatísticas anuais em 2001. O mínimo que conseguimos foi em 2021, que foi 12. Baixamos ainda mais o roubo na cidade. Muito positivo também!
Por último e não menos importante, o número de roubo e furto de veículos, somando dá 15. O mínimo que tínhamos registrado em 2021 foi 20. Mais um ponto bastante positivo!
Esse ano de 2023 foi de superação. “O trabalho para garantir a segurança dos cidadãos é bastante árduo, mas tivemos um planejamento bem executado por parte de todos os atores de segurança pública aqui de Socorro”, finaliza ele, destacando o trabalho em conjunto entre PM, Polícia Civil e GCM.