A CPFL Paulista finalizou a instalação de Projetos de Eficiência Energética em quatro instituições públicas de saúde dos municípios de Guaíra, Terra Roxa, Ipuã e Socorro. Com investimento total de R$ 1,3 milhão nos quatro projetos, a companhia substituiu 877 lâmpadas convencionais por tecnologia LED, mais econômica e duradoura, e instalou quatro usinas solares fotovoltaicas nos hospitais, com potência total prevista de 292,6 kWp. A ação ainda vai proporcionar uma redução de cerca de 404,4 MWh ao ano, consumo equivalente ao de 171 residências por mês. As obras evitarão a emissão de 24,78 toneladas de CO2 na atmosfera – o mesmo que o plantio de 148 novas árvores.
“Esta é mais uma ação que vem para desafogar as despesas da Santa Casa e tem também a sua importância pela redução dos impactos ambientais. Já estamos tendo um retorno de 30% de economia. E a expectativa é que este percentual aumente, com a chegada do verão”, afirma o José Carlos Giomo, provedor da Santa Casa de Socorro.
“Esse tipo de projeto impacta positivamente a comunidade local e de cidades próximas que dependem desses hospitais. Além de receberem um sistema mais robusto e eficiente de energia, que gera uma imensa cadeia de benefícios econômicos e ambientais, a instituição consegue equilibrar suas finanças e direcionar melhor seus recursos a setores com mais prioridades”, afirma Felipe Henrique Zaia, gerente de Eficiência Energética da CPFL.
A ação faz parte do pilar Valor Compartilhado do plano de sustentabilidade da empresa, que prevê aplicar até 2024 mais de R$ 1,8 bilhão para impulsionar a transição para uma forma mais sustentável e inteligente de produzir e consumir energia.
A iniciativa também está alinhada aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, mais especificamente ao objetivo 3: Saúde e Bem Estar do qual o presidente da companhia, Gustavo Estrella, é embaixador pelo programa Liderança com Impacto.
Confira os detalhes de cada projeto: